Título Original: The Maverick
Protagonistas: Harley Fowler e Alice Mayfield Jones
Rainhas do Romance 117.1
Série Homens do Texas 42
O homem mais misterioso do Texas!

Em dezembro/2010 eu fiz a resenha desse livro (clique aqui para ler), antes de ele ser lançado pela Harlequin em setembro/2016. Esta aqui será uma atualização daquela resenha, com detalhes sobre a versão nacional.
Harley Fowler é um mistério em Jacobsville. Ninguém conhece seu passado e nem sabe como era a vida dele antes de ir trabalhar para Cy Parks. Como ele mesmo diz, sempre saía com garotas que estavam apaixonadas por outros caras (nessa lista temos Janie Brewster, Violet Hardy, Libby Collins, Sara Dobbs e por aí vai). Ao longo da série podemos acompanhar seu amadurecimento, bastante evidente em todo seu esplendor nesse livro.
Alice Jones é uma perita forense, especialista em cenas de crime. Ela está em Jacobsville para ajudar na investigação de um misterioso assassinato, citado no final do livro "Sem Coração" (Série Homens do Texas 41). O corpo está irreconhecível e tudo indica que políticos poderosos possam estar envolvidos nisso, o que torna o caso ainda mais complicado.
Enquanto a investigação evolui, segredos sobre o passado de Harley é revelado — passado esse que pode ter ligação ao crime em questão. E nesse meio tempo, uma engraçada, simpática, divertida e decidida Alice tenta a todo custo arrastar Harley para o altar mais próximo. É risada garantida, podem confiar!!!
Esse livro é muito bom. Tinha tudo para ser um livro sombrio (afinal, o assassinato é grave), mas graças a espirituosa Alice, o livro é uma perfeita combinação de suspense, comédia e romance. Se tinha alguém que merecia um livro próprio, era o Harley. O pobrezinho vivia nadando, nadando e morrendo na praia. Ele só servia para provocar ciúmes nos mocinhos dos outros livros da série. Era sempre o ombro amigo, nada mais. E aí ele achou alguém a altura: Alice!!! Depois de um começo com o pezinho esquerdo, eles se deram bem logo de cara. O romance flui tranquilo e muito naturalmente, sem complicações, sem brigas, sem separações e o mais interessante: sem ogrisses por parte do mocinho, hehe.
Tem quem não gostou do final, achou ele muito no ar, sem resolver o mistério do assassinato. Mas isso já era esperado, pois como eu disse no quadro lá em cima, a própria Diana Palmer deixa isso claro em sua carta ao leitor no começo do livro. Aqui está o trecho dessa carta que a Harlequin deixou de fora:
Eu espero que todos vocês que queriam conhecer mais sobre o misterioso capataz de Cy Parker fiquem contentes com as revelações deste livro. Como vocês poderão notar, este livro é o início de um mistério envolvendo um assassinato que se desvendará nos livros subsequentes, mais notavelmente na história de Kilraven e Winnie Sinclair e no livro de capa dura do ano que vem sobre o seu meio irmão, Jon Blackhawk. Não fiquem impacientes. Vai ser um bom passeio. Eu prometo.
Ambos os livros (Perigoso e Impiedoso) já foram lançados pela Harlequin, então nem precisarão esperar pra conhecer a conclusão da investigação do crime da história.
Diana Palmer estava inspirada ao escrever esse livro. Acertou em cheio com os personagens. Ambos são maravilhosos. Alice se tornou uma de minhas mocinhas preferidas. E claro, esse é outro livro que se tornou um dos meus favoritos também. Eu recomendo!!!
Versão Nacional & Curiosidades
Além do trecho da carta ao leitor que ficou de fora, separei outros pontos para vocês. No geral, a tradução está boa. Claro que nunca encontraremos um texto traduzido palavra por palavra, mas o importante é que não há grandes cortes nem mutilações, nenhum personagem deixou de ser citado. Essa era a minha maior preocupação ao ver esse exemplar não muito grande que continha duas histórias da autora. Temia estar cheio de cortes, mas até que não. Contudo, como sempre, tenho algumas observações a fazer:
*- No capítulo 3, página 53, estão falando sobre Rodrigo Ramirez e sua esposa (Coragem - HT 38). O nome da mulher é Gloryanne, e é usado o apelido dela, Glory. Mas acabaram traduzindo para Glória. Aí não dá, né gente?!
*- Ainda no mesmo capítulo, temos outro erro de tradução. Hayes está contando a Alice uma experiência envolvendo abuso de poder. Queriam que ele fizesse vista grossa sobre um determinado caso, se quisesse continuar sendo assistente do xerife do condado. Alice pergunta o que ele fez e traduziram a resposta dele assim: Corri até o xerife e venci. Meio sem sentido, né?! Na verdade, ele disse: concorri ao cargo de xerife e venci. E foi assim que Hayes virou xerife.
*- O capítulo 3 está mesmo premiado. Ainda nele, temos mais uma observação. É falado sobre um detetive que está ajudando Rick Marquez numa investigação. Na verdade, não é O detetive, e sim A detetive. Trata-se de uma mulher, que nos próximos livros ficamos sabendo se tratar de Gail Rogers Sinclair, que terá uma ligação bem pessoal com o caso. Mas esse é um erro perdoável, pois a palavra detetive pode ser usada tanto para homem quanto para a mulher, e em inglês não há indicações nesse trecho sobre se tratar de uma mulher. Só quem já leu os livros da autora e está a par dos acontecimento é que reconheceria "esse detetive" como sendo a Gail. Mais pra frente no livro já colocam a detetive no feminino, mas depois voltam a colocá-la no masculino. Acaba dando a impressão de que estão falando de pessoas diferentes, mas não se engane: "o detetive" que estava ajudando Rick Marquez e que acabou sendo rebaixado de posto como punição, na verdade, é uma mulher, Gail Rogers.
*- Página 66, capítulo 4: Alice está divagando sobre o que ela faria com seu trabalho em San Antonio caso se casasse com Harley e morasse em Jacobsville. Aí ela acha a solução, que foi traduzida assim: Pedirei transferência. Mas não, Alice não disse isso. A palavra que ela usou foi commute, que quer dizer "viajar diariamente de casa para o trabalho e de volta para casa". Ou seja: ia morar em Jacobsville e iria de carro para o trabalho em San Antonio. Nada de transferência. Simples assim.
E para fechar, algumas curiosidades sobre a história:
*- A autópsia que Alice tentou fazer em um peru citada no capítulo 01, página 14, aconteceu em "Antes do Sol Nascer" (Série Amanhecer e Meia-Noite 02);
*- Capítulo 07, página 131: é dito que algo aconteceu em San Antonio e que mandaram chamar vários oficiais que estavam de folga. O que estava acontecendo lá é justamente a trama do próximo livro da série, Indomável (HT 43), um dos meus livros favoritos. #PublicaHarlequin
*- No capítulo 10 há o seguinte parágrafo:
– Minha irmã conheceu o marido e se casou no espaço de cinco dias (...). Acabaram de celebrar 37 anos de casamento.Essa é uma referência a própria Diana Palmer, que realmente conheceu seu marido e casou em cinco dias. E estão juntos até hoje!!!!
*- E por último, mas não menos importante, para saber mais sobre a série "Homens do Texas" e os livros/séries conectados à ela, bem como a ordem de leitura de todos eles, clique aqui.

Oi Su!!! Eu acho que vc já sabe que eu amo a Diana Palmer!! Aliás, cheguei no blog por causa dos posts dela que tem aqui, que são referência pra mim! Já li os dois livros e Marido de papel é um dos meus preferidos da autora. Adoro saber das curiosidades que vc coloca, AMO mesmo <3
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Ah, que bom que gosta, hehe. Eu tb me amarro no Marido No Papel. O mocinho foi bem burro, a mocinha... Ela é show!
ExcluirGostei da sua resenha Suelen. Ainda não li nada da Diana Palmer e acredito que ela escreva romances de tirar o fôlego. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Eu sou suspeita pra falar, porque amo os livros da autora. Mas eles realmente tiram o meu fôlego!
ExcluirOi Su! Eu nunca li nada da Diana, mas tenho vontade de conhecer suas histórias. Eu já curti este livro por conta do mistério, adoro!
ResponderExcluirJá sei que quando precisar de um guia de leitura da autora devo passar aqui.
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Ah, sou a fã...nática dos guias, rs... Anoto tudinho pra não perder nenhum detalhe!
ExcluirOi Suelen, tudo bem?
ResponderExcluirMenina que memória maravilhosa você tem! Adoro a maneira como você nos conta e explica tudinho a respeito dos livros, como são interligados e tal. Super caprichado os post! Eu gosto da Diana Palmer, mas não li todos os livros publicados e muito menos em sequência. Se eu mandasse bem no inglês, com certeza ia ler esta série toda direitinha.
Bjus lindona,
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Ah, eu tenho anotadas muitas informações. A cada coisa nova que descubro, anoto para futuras referências. Se algo me chama a atenção durante a leitura, anoto tb pra pesquisar melhor depois, daí meu acervo do vai crescendo.
ExcluirOie Suelen =)
ResponderExcluirAcredita que eu nunca li nada da Diana Palmer? Claro que já li inúmeras resenhas dos livros dela, mas ainda não tive oportunidade de conhecer por mim mesma uma história.
Espero poder reverter isso em breve ^^
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Ela é do tipo "ame ou odeie". Eu "team ame", hehe!
ExcluirOi, fiquei perdida kkkk amo romances da Harlequin mais nunca li nada dessa autora. Se tiver a relação dos livros e puder mandar pro meu e-mail (bookaholicforeverbr@outlook.com) ficarei agradecida. Bjos!
ResponderExcluirBlog Literário 2
Oie. A relação dos livros da série é essa que eu coloquei no final da postagem. E um pouco antes de terminá-la eu deixei um "clique aqui" para saber mais sobre a série. Lá, além da relação dos livros, tem outras informações, como por exemplo, quais outros livros são conectados a ela. O link é esse aqui: http://su-romanticgirl.blogspot.com.br/p/diana-palmer-serie-homens-do-texas.html
ExcluirSu esses texanos como sempre nos matando de amor
ResponderExcluira gente passa raiva, mas não resiste
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Verdade, hehe. Se bem que esse aí nem dá pra passar raiva não. Eles são ótimos juntos! ♥
Excluir