Título Original: Protector
Protagonistas: Hayes Carson e Minette Raynor
Rainhas do Romance 120
Série Homens do Texas 48
Em agosto/2013 eu fiz a resenha desse livro (clique aqui para ler), antes de ele ser lançado pela Harlequin em dezembro/2016. Esta aqui será uma atualização daquela resenha, com detalhes sobre a versão nacional e muuuitas curiosidades.
Este é um dos meus livros favoritos. Tenho um fraco pelas histórias onde os mocinhos parecem se detestar, brigam feito cão e gato, mas na verdade se amam. Hayes foi bem cabeça dura, muito injusto em suas acusações à Minette. Até ele percebia isso, mas teimoso como ele só, não dava o braço a torcer. E ela, tadinha, ficava lá, sem entender nada, já que o xerife não explicava o porquê de achá-la culpada, mesmo sendo provado que ela não era. E vamos combinar, o motivo que ele tinha para achar isso era muito fraco. Só o homem não percebia isso. Bom, pelo menos no começo não percebia isso. Depois ele passa a ver a luz e finalmente percebe o idiota que vinha bancando. Claro, Hayes mal percebe isso e o casal já entra numa baita de uma confusão. Coitados! Nem tem tempo de desfrutar direito dos sentimentos que finalmente resolveram revelar. E que mocinha corajosa que a Minette me saiu, hein?! Acho que a parte "Protetor" do livro se referia mais a ela do que a Hayes, rs...
Ah, eu não podia encerrar sem falar dos irmãos de Minette: Shane e Julie. A Diana Palmer sabe criar crianças fofinhas, né?! Elas roubaram a cena... assim como o coração do xerife Hayes. Falando nas crianças, achei que a questão do bullying sofrido por Julie seria mais abordada, mas ao longo da história aconteceram tantas coisas que o tema acabou sendo esquecido. Uma pena, pois fiquei curiosa com o desfecho da coisa toda.
Protetor é um livro maravilhoso! A autora ainda não lançou nenhum livro depois desse que me empolgasse tanto quanto esse me empolgou (apesar de Corações Blindados e Invencível terem chegado bem perto). Como eu disse, se tornou um dos meus livros favoritos. Fiquei muito feliz pela Harlequin tê-lo lançado-lo aqui no Brasil. Super-Hiper-Ultra-Mega-Power recomendado, esse eu assino embaixo!
Versão Nacional & Curiosidades
*- Há dois erros no capítulo 3, página 51, quando Minette fala sobre os pais de Keely, mocinha de Coração de Pedra (HT 39). Não são erros de tradução, foram erros da própria autora mesmo. O primeiro é pequenininho. A Diana Palmer trocou o sobrenome, colocando Walsh em vez de Welsh. Bobeirinha mesmo. O outro também é relacionado ao sobrenome, mas dessa vez ao de Keely. Ela diz "Keely York", mas na verdade é Keely Sinclair, pois ela se casou com Boone Sinclair. Quem se casou com Stuart York foi a Ivy, em Rosas De Inverno (HT 36);
*- Ainda falando em alterações feitas pela própria autora, em Rosas De Inverno (HT 36) Shane, irmão de Minette, tem 12 anos e ela tem 24. Já aqui em Protetor ele tem 11 anos e ela, 25. Outro detalhe curioso é que em Rosas De Inverno é dito que Minette e a tia não são super dotadas na cozinha, mas em Protetor é ressaltado o tempo todo o quão bem elas cozinham.
*- Um personagem que roubou a cena foi Lassiter, o filho mais velho de Tess e Dane Lassiter (casal protagonista de "Sempre Te Amei" - Most Wanted 01). Apesar de não ser dito aqui, pelo livro dos pais dele sabemos que o nome completo de Lassiter é John Richard Lassiter. Ele é um personagem que promete. Se bem que no chat com a Diana Palmer em 2013, que era justamente para falar do lançamento de Protetor, ela disse que nem sequer tinha pensado na possibilidade de escrever um livro sobre ele. Pode uma coisa dessas?! Se serve de consolo, ela pediu um tempo para pensar no assunto.
*- No capítulo 12, página 196, Carson (não o mocinho, o outro Carson) diz que sua prima em primeiro grau é casada com um senador veterano dos Estados Unidos, de Dakota do Sul. Essa prima é a mãe de Tate Winthrop (Rosa de Papel - Hutton 02). Sabemos mais sobre a ligação familiar entre Tate e Carson em Invencível (HT 49);
*- A jornalista torturada citada no capítulo 13 é a Clarisse Carrington, mocinha do livro do Rourke, Indomado (HT 51);
*- No capítulo 16 do livro fala rapidamente sobre K. C. Kantor, um ex-mercenário — agora bilionário — cujos rumores dizem ser o pai de Rourke. Kantor foi citado pela primeira vez em "Círculo de Ouro" (Irmãos Callister 1) e aparece em boa parte de Indomado (HT 51);
*- Falando sobre a versão nacional lançada pela Harlequin: no geral, a versão está boa. O mais importante é que não tem cortes, nem mutilações (tem uma adaptação, totalmente compreensível). Dito isso, devo dizer que tiveram alguns detalhes na tradução que, particularmente, não gostei. Vamos a que me deixou mais chateada: a alteração de uma das mais famosas frases do xerife Hayes Carson. Quem acompanha os livros da autora sabe que Hayes não xinga, porque dá palestra em colégios para crianças e tem medo de deixar um palavrão escapulir sem querer. Por isso, quando bate a vontade de xingar, o que ele diz? Crackers and milk! Inclusive essa frase foi traduzida muito bem pela própria Harlequin daqui no livro Coração de Pedra (HT 39) como: "biscoitos e leite". Essa frase é a grande graça do Hayes, os amigos todos pegam no pé dele por causa dela. E como traduziram essa frase em Protetor? Como "que porcaria". Sério, gente?! Nem vou comentar.
*- A tradução do livro ainda está cheia de coisinhas pequenas, que não influenciam a história, mas que poderiam ter sido traduzidas com um pouquinho mais de cuidado. Vou citar só dois exemplos:
- No livro é falado que Lassiter é "Mestre em Tecnologia da Informação". Mas o que é dito mesmo, no original, é que Lassiter se formou no MIT (Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Eu sou cientista da computação, então podem acreditar no que vou dizer: apenas Tecnologia da Informação não faz jus a tudo o que o MIT abrange. Além de abranger as áreas de ciências físicas e engenharia, ele também abrange as áreas de biologia, economia, linguística e administração. Por isso é que Lassiter diz no capítulo 8 que fez uma especialização dupla em Física e línguas árabes, porque o MIT lhe proporcionou isso. Gente, o MIT é bem famoso, não tinha necessidade de traduzir
erradamentecomo Mestre em Tecnologia da Informação. Aí, lá no final do livro, eles decidiram deixar a tradução como MIT mesmo. Vai entender! - No capítulo 12, página 197, há uma pequena perturbação da ordem na propriedade de Minette. Pra resumir, alguém insinua a possibilidade do xerife Hayes fazer um churrasco do outro Carson (de Invencível - HT 49), ao que ele responde: "Eu daria um churrasco saboroso". Mas na verdade, Carson diz o contrário. Ele diz: "Eu teria um gosto terrível". Parece pouca coisa, mas no contexto (e com o que é dito depois), a forma original tem muito mais graça.
*- E por último, mas não menos importante, para saber mais sobre a série "Homens do Texas" e os livros/séries conectados à ela, bem como a ordem de leitura de todos eles, clique aqui.
Série Homens do Texas:
Relação atualizada dos livros da série nesse link aqui.
Capa Original:
Oie, Suelen!
ResponderExcluirMais uma resenha empolgante da titia DP :u E eu atrasada com a leitura. O bom é que tenho ele aqui na estante e em breve irei incluir na meta de leituras pra 2017.
Beijos,Lu
Blog: Apaixonada por Romances “A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.”
Ah, vc vai amar. Esse é um dos meus favoritos, de todos! ♥
Excluiroi Su, eu amo quando você fala que é um dos seus queridinhos, pois fico sempre mais curiosa do que o habitual
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Ah, esse livro tem um lugar especial no meu coração! ❤
ExcluirOie Suelen =)
ResponderExcluirPreciso conhecer os cowboys da Diana Palmer rs...
Eles parecem ser bem interessantes.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Menina, e como são! :j
ExcluirOi Su, tudo bem?
ResponderExcluirAlém da memória boa pra lembrar de tantos livros e personagens, você também foi super atenciosa e notou vários errinhos que pra muitos passam despercebidos hehe! Mas o importante é que a história foi boa. =)
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Ah, a mente não é lá essas coisas, não, rsrs... Eu tenho muita coisa anotada, hehe!
ExcluirGostei da resenha Suelen. Ainda não li nada da Diana Palmer, mas a cada comentário positivo que leio fico ainda mais instigada a ler os seus romances. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Esse aqui é uma boa pedida! :j
ExcluirOie! Vc sabe se ela vai dar continuidade com essa serie dos homens do texas. Tem um livro que eu tô querendo tanto que ela faça é do cawboy e da ex esposa eles tem um filho e ela separou dele pra trabalhar em Nova York esqueci o nome deles kkk quero saber se ela ainda vai escrever.
ResponderExcluirOlha, eu acho que a titia Palmeirão vai escrever essa série até seu último suspiro, hehe.
ExcluirE sei de quem vc está falando, do Duke Wright, certo? DP tinha falado há muuuitos anos que escreveria a história deles, mas faz tempo que ele nem sequer é citado na série. :f
Mas a esperança é a última que morre, né?! :j
Oi Su
ResponderExcluirAdoroooo como você coloca tudo explicadinho sobre essa série que é bem grande e as vezes em não sabia que livro se conectava diretamente com outro. Agora com a sua ajuda, já estou ficando por dentro de tudo.
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Sempre um prazer ajudar, hehe!
ExcluirOlá, eu gostaria de saber o nome de um livro da Diana Palmer, sobre uma mocinha que tenho quase certeza aparece no livro Protetor, lembro que ela é descrita como uma mulher aparentemente promíscua, ela tinha relação com quartéis de drogas,parece que ela queria o Hayes, ou algum outro homem.Vi que ela protagoniza um livro, mas não lembro o nome.
ResponderExcluirOi, Franciny, bem-vinda. Olha, um livro com tudo isso que vc falou, não lembro de ter visto não, mas alguns detalhes me lembram a Clarisse Carrington. Ela aparece no livro VALENTE, aparentemente parece ser promíscua mesmo, mas não é o Hayes que ela quer, é o Grange. Fica atrás dele o tempo todo. Ela é mocinha do livro UNTAMED (Indomado) e o par dela é o Stanton Rourke. Dá uma olhadinha e vê se é dela que vc está falando. :d
ExcluirAcho que é essa sim. Obrigada. Não costumo ler em sequência...
Excluir:d :q
ExcluirAmei Protetor! Minette ganhou o posto de melhor mocinha da DP na minha lista!
ResponderExcluirE o que é o senso de humor do Hayes! E o carinho dele com aquelas crianças! Quero um desse... kkkk
Esse é um dos meus favoritos. Os dois são ótimos, sejam juntos, sejam separados. ♥
ExcluirComo faço para conseguir comprar alguns livros que estão faltando
ResponderExcluirA Harlequin tem uma página dentro do site da Amazon onde vende seus livros. Tem vários da Diana Palmer lá, alguns só em e-book, mas tem outros em formato físico tb. No Kobo tb tem uns e-books da Diana Palmer pra comprar. Em lojas físicas mesmo, só num bom sebo. Uma vez vi RENEGADO numa livraria no shopping, mas já faz teeempo. :d
Excluir