quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Deborah Simmons - A Esposa Virgem

Título Original: Maiden Bride
Protagonistas: Gillian Hexham (Sophie Hexham, na versão da Nova Cultural) e Nicholas de Laci
Clássicos Históricos 102

Série de Lacis 02


Sinopse Traduzida Da Versão Original Em Inglês:

Casado para ter a sua vingança!

Há muito considerado morto, Nicholas de Laci finalmente retornou à Inglaterra. Ele anseia por vingança, mas é tarde demais — seu inimigo está morto. Para reivindicar as terras dele, Nicholas deve se casar com a sobrinha de seu inimigo, Gillian Hexham.

Nicholas está determinado a exigir pagamento de sua noiva, mas embora ele fale palavras de vingança, as noites que eles compartilham são cheias de paixão... Poderia Gillian ser a única mulher a curar sua alma ao satisfazer seus desejos de uma maneira que ele nunca imaginou?

Uma emocionante história medieval de Deborah Simmons, publicada originalmente em 1996


⚠️ Antes de começar, queria explicar que, apesar de ter colocado o título e a capa da versão da Nova Cultural em português (e de ter essa mesma versão na minha coleção desde 2012), eu optei por ler em inglês. A versão nacional desse livro tem os famosos cortes e alterações que a Nova Cultural costumava fazer, como por exemplo o nome da mocinha, que é Gillian, mas aqui no Brasil acabou virando Sophie. Optei também por traduzir a sinopse original para colocar no post, em vez de colocar a sinopse da versão de banca, pois a original apresenta melhor o enredo do livro. Dito isso, vamos de resenha!


Após o alvo de sua vingança ser morto por outras mãos que não as suas, Nicholas de Laci parecia ter perdido o seu objetivo de vida. Nada mais o animava... até receber uma ordem do rei, informando que ele deveria se casar com a sobrinha de seu falecido inimigo, cuja existência ele desconhecia, a fim de unir suas terras. Com o ânimo renovado, ele encontrou um novo alvo para a sua vingança. Gillian Hexham pagaria pelos pecados do tio, e essa tinha tudo para ser uma tarefa bem fácil. Afinal, a jovem morava num convento. Certamente seria uma criatura dócil e simplória. Entretanto, o que Nicholas não sabia — mas estava prestes a descobrir — era que a bela ruiva era tudo, menos submissa. E Gillian não tinha a menor intenção de pagar pelos erros de alguém que nunca sequer conhecera. Esse encontro promete!


Indo direto ao ponto, esse é um livro que não envelheceu bem. Escrito em 1996, os romances de época mudaram bastante de lá para cá. Afinal, nós mudamos também. Contudo, o romance é medieval e Nicholas é um brucutu do seu tempo, então com todos esses aspectos em mente, até tentei relevar algumas situações. Mas há coisas que não tem como aceitar. Nicholas é péssimo com a Gillian em praticamente todo o livro, e a justificativa da autora é que, pelo menos, ele não a feriu fisicamente, nem abusou sexualmente dela. Mas e o abuso verbal e psicológico? E o clima de constante ameaça? E o medo de ser, sim, abusada? A mulher vivia em perpétuo estado de pânico, por mais forte que tentasse ser. E quando Nicholas para de ser tão abusivo, ainda assim Gillian não encontra paz, pois não confia nele e só consegue pensar que essa é mais uma tática de vingança.

O livro começou ótimo. Tinha aquele enredo super cativante: Nicholas vai atrás de Gillian querendo vingança, acha que encontrará uma mulher disposta a sofrer tudo isso pacificamente e dá de cara com uma noviça rebelde, sem papas na língua, que deixa bem claro o quanto o despreza. Que briga com ele e o desafia constantemente (no início, pelo menos). Mas depois que eles chegam nas terras dele, a coisa é só ladeira abaixo. Gillian fica com medo demais para fazer frente às ameaças de Nicholas, e ele passa a agir mais como vilão do que mocinho. Nada no comportamento dele era digno de se apaixonar. Mesmo assim, Gillian se apaixonou por ele enquanto ele a maltratava e isso não foi legal. Não tinha clima nenhum para surgir o amor ali e não havia nada que me fizesse torcer por esse romance. Já Nicholas era uma toupeira de teimoso e precisou algo muito drástico acontecer com ela para ele, enfim, abandonar seus planos de vingança (seguido de um amor, da parte dele, vindo do nada; como se tivesse ligado uma chavinha). Contudo, mesmo depois disso tudo, ele ainda era muito insensível e continuava metendo os pés pelas mãos. A leitura só fica agradável mesmo no último capítulo e epílogo, mas aí já é tarde demais para cativar o leitor. Depois de Bodas de Fogo, eu esperava muito mais dessa história. Sobrou maldade e faltou romance.


Falando em Bodas de Fogo, assim que comprei o livro (em 2019), enviei uma mensagem para a editora Bezz, perguntando se eles tinham a intenção de lançar A Esposa Virgem também. Segue abaixo a resposta que obtive na época, caso alguém tenha curiosidade sobre um possível lançamento desse livro:


Se eu tivesse lido esse livro quando o comprei em 2012, talvez tivesse curtido. Mas lendo hoje, não consegui engolir muita coisa nessa história e, no final, acabou não me agradando. Não tem como torcer para um relacionamento tão abusivo assim, com uma vingança que, para começar, nunca fez sentido. Leia apenas se tiver curiosidade. A autora tem histórias melhores.



Série de Lacis:

1- Bodas de Fogo (The Devil's Lady) - Aisley de Laci e Piers Montmorency (Barão Montmorency)
2- A Esposa Virgem (Maiden Bride) - Gillian Hexham e Nicholas de Laci


Capa Original | Capa da Edição Que Li Em Inglês:


*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

2 comentários :

  1. Oi Su! Eu tive uma experiência assim com Pestilência. O cara tratava a menina que nem lixo, só depois meio que mudou, mas não consegui torcer pelo romance. Uma pena a obra não ter atingido suas expectativas.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates