Encerrou no último domingo, dia 08/09/2019, a XIX Bienal do Livro no Rio de Janeiro. E no sábado, dia 07/09, eu estava lá! Como sempre digo, a Bienal do Livro é, com certeza, o evento literário mais aguardado por mim e gostaria de dividir com vocês como foi o meu dia lá.
De todas as vezes que fui ao evento, esse ano foi o mais lotado que já vi. Tinha tanto congestionamento nas proximidades do Riocentro (local onde a Bienal RJ acontece), que levei mais ou menos 4 horas para chegar (num trajeto que costuma levar de 40 a 50 minutos). Daí era fila para entrar no estacionamento, fila para entrar no pavilhão (mas graças ao meu ingresso antecipado não precisei enfrentar), fila para comprar comida (porque com o congestionamento, cheguei lá já bem depois da hora do almoço), fila para entrar em alguns estandes, fila para tirar fotos nos locais especiais para isso... Se bobeasse, eu passaria o evento só em filas, por isso deixei esses estandes e as fotos nos lugares com muita fila pra lá e fui curtir minha Bienal. Ainda não tinha comentado por aqui, mas desde maio estou num tratamento de saúde que tem me debilitado muito. Posso contar nos dedos de uma mão as vezes que saí de casa nos últimos 4 meses que não fossem para ir ao hospital ou a igreja. Eu não sabia se conseguiria ficar muito tempo na Bienal, então dei preferência a comprar logo os livros que eu queria e encontrar os amigos/autores com os quais eu tinha combinado. E dito e feito: no final do dia a dor era tanta, que nem consegui ver um dos pavilhões. Também não vi todos os estandes, mas pelo menos consegui fazer o que desejava: comprar meus livros e ver
Logo que entrei, me deparei com o estande do Grupo Autêntica. Metade da minha lista de desejados era de livros da editora Gutenberg, pertencente a esse grupo, e só ali se foi boa parte do meu orçamento para compras, rsrs... Ainda bem que consegui vários descontos com os vendedores lá. Além dessa bolsa, vieram de brinde vários marcadores e um bloquinho muito fofo do Yellowfante, o catálogo infantil do Grupo Autêntica (no final colocarei a foto deles):
Uma coisa legal que reparei foi que TODOS os livros nacionais que comprei estão com suas edições super caprichadas, nos mínimos detalhes. É um mais lindo que o outro. Olha esse da M. S. Fayes.:
Quem também estava no The Gift Box era o modelo, fotógrafo e músico Franggy Yanez, lançando e autografando "Next Door Journal", seu livro com fotografias tiradas por ele. Você provavelmente já deve tê-lo visto como o modelo da capa do livro O Ar Que Ele Respira, da Brittainy C. Cherry, mas ele também está em várias outras capas dos romances que amamos, como esse da Cristina Melo - Minha sentença É Você:
Minha irmã comprou o livro da autora e pegou o autógrafo tanto dela, quanto do Franggy Yanez:
E se você está se perguntando: "mas e você, Suelen, não pegou autógrafo desse muso lindo, nem tirou foto com ele?" a resposta é: claro que sim!!!
Mas ele não era o único modelo das capas de nossos amados livrinhos que estava por lá, não. Stuart Reardon também estava presente! Ele não só é o modelo da capa, como também é um dos autores do livro Imbatível. Deixa eu abrir um parênteses aqui: cheguei a comentar na resenha de "O Acaso de Delilah" que eu sou muito, MUITO tímida. Quando cheguei, o foco do dia estava no Franggy Yanez, mas como sair de lá sem falar com o Stuart, não é mesmo? Mas aí bate a minha timidez, confesso. Eu já sou tímida para falar com desconhecidos no meu idioma, agora imagina em outro? Minha timidez é SÉRIA, acreditem, mas antes mesmo que eu sequer pudesse me preocupar com isso, minha mãe (que me conhece muito bem) me segurou pelo ombro, me girou, me empurrou na direção do cara (G-zuiz!!!) e me disse: "vai lá falar com ele, foi pra isso que paguei seu curso de inglês", kkkkk. Para minha surpresa, não travei, nem em enrolei (Deus é pai), foi super de boas. E aí está:
![]() |
Ele não é só bonito e talentoso, é muito simpático também! |
E no estande da Editora Bezz consegui comprar um livro que eu queria ler há muito tempo (desde a época em que ele ainda era apenas um livro de banca): Bodas de Fogo, da Deborah Simmons. E o melhor foi o preço: apenas R$ 10,00!!!
No estande da Editora Portal eu pude reencontrar o escritor e amigo Jhonatas Nilson:
Aproveitei para comprar o livro dele Doce Harmonia, que eu estava doida para ler (e que acabei de ler há algumas horas, por falar nisso). O autógrafo não poderia faltar, né?!
Falei acima sobre como os livros nacionais que comprei estão super caprichados, em todos os detalhes. Esse do Jhonatas é um dos exemplares mais lindinhos, caprichados e bem-feitos que eu já vi. E a qualidade do material, até mesmo a tinta usada na impressão, é magnífica. Estou apaixonada!
Também na Editora Portal, finalmente conheci pessoalmente a autora e amiga
E é claro que o livro da Sil também está lindo e caprichado. Olha que primor:
Ainda na Portal, conheci uma autora que não é de hoje que ouço falar de seus livros. E, por coincidência, eu havia acabado de ler um de seus contos naquela mesma semana (resenha em breve): Josiane Veiga. Pensa numa pessoa super simpática?! Ela é maravilhosa! E ainda ganhei esses mimos mara dela (muito obrigada):
E é claro que eu não poderia ir embora da Bienal sem me encontrar com a Bianca Benitez e Lia Christo da Agência LiterAção. Amei poder parar um pouquinho e conversar com elas!
![]() |
Cansadas, mas felizes! |
Bônus: esses são os livros que minha irmã comprou (e que eu já estou na fila do empréstimo para ler, kkkk):
E vocês, já foram à Bienal ou em algum outro evento similar? Comenta aí!

Eu arrasada no chão, mas foi ótimo rever você!!! bate papo nota mil sobre livros!!!!
ResponderExcluirFoi mara mesmo!!! ♥
ExcluirOi, Suelen como vai? Que legal hein! As fotos ficaram maravilhosas. Realmente a Bienal é um evento único, abraços!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Aproveitei bem, hehe!
ExcluirAdorei te dar um abraço apertado (finalmente), depois de anos! Como eu disse, somos gêmeas de Jacobsville...
ResponderExcluirSe eu soubesse daqueles livros da Nora, teria te dado os meus repetidos que tenho em casa... 🤪
Bjuuu
Foi bom demais poder te encontrar! ♥
ExcluirFoi muito encontrar você (e sua mana) pessoalmente! Mas foi pouco para tanto que tínhamos que colocar em dia, heim? Temos que marcar novo encontro logo!
ResponderExcluirVerdade, temos que repetir, hehe!
ExcluirOi Su! Que legal ver você com esses autores que sempre vejo resenhas aqui, admito que muitos deles conheci no seu blog. Eu aguardo a Bienal de SP em 2020 e espero que seja tão legal quanto foi essa. Adorei o post. Melhoras. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Ano que vem é a sua vez, hehe!
Aproveita bastante! 
ExcluirOlá Suelen nunca fui num evento desse
ResponderExcluirTenho muita vontade de ir Quem sabe um Deve ter sido um evento maravilhoso ! E as fotos com os modelos de capa ?que beleza!!!
E os romances que você adquiriu parece ser muito bom inclusive os que sua irmã comprou Que sorte ! Não sabia que tinha uma edição nova do livro da Déborah Simmons
Desejo melhoras
Bjs
Ah, foi mesmo maravilhoso!

ExcluirOs modelos são lindos, né?! E muito simpáticos tb!
Essa da Deborah Simmons será o próximo dessas compras que eu lerei.
Obrigada!
Você parece ter se divertido bastante! Pena que ano que vem não tem =/
ResponderExcluircobaiaamiga.com
Podia ser todo ano, né?! ♥
Excluir