segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Nicholas Sparks - Uma Longa Jornada

Título Original: The Longest Ride
Protagonistas: Ruth e Ira Levinson | Sophia Danko e Luke Collins


Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.

Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.


Eu li esse livro em dupla com a autora e amiga Silvana Barbosa (a gente costuma fazer isso às vezes e é bem legal) e foi uma experiência diferente pra mim ler um livro DEPOIS de já ter assistido a sua adaptação (no geral, prefiro ler primeiro e assistir depois). Apesar de saber o que esperar devido ao filme, fui surpreendida pelas diferenças entre um e outro. Ao mesmo tempo em que a essência do livro está toda lá no filme, a execução foi bem diferente e essas diferenças me encantaram.

Acompanhamos dois romances: um no passado e outro no presente. Ira e Ruth eram dois jovens judeus que se apaixonaram em plena Segunda Guerra Mundial e tiveram seus destinos mudados pela herança que a guerra deixou. Já Luke e Sophia eram dois jovens do nosso tempo que levavam vidas completamente opostas, mas que se conectaram de uma forma como nunca antes haviam vivenciado. Ambos os casais travaram suas próprias batalhas em busca do tão desejado final feliz e foi ótimo acompanhar como duas histórias aparentemente tão aleatórias acabaram se cruzando e o impacto que uma causou na outra.


Eu amei demais os dois casais, mas confesso que me vi arrebatada pela história de amor de Ira e Ruth. Mesmo já sabendo como tudo terminou (afinal, a sinopse já indica que no presente Ira é um viúvo idoso), eu ficava ansiosa para chegar na parte deles para ver como tudo começou e continuou ao longo dos anos. Que romance lindo! Por vários momentos me vi torcendo pelo impossível.

O amor de Luke e Sophia também não fica atrás, não. Eu adorei acompanhar o relacionamento deles e a forma fácil, simples e natural que eles interagiam. Amei o fato de não esconderem o que sentiam um pelo outro e a entrega sem reservas a esse sentimento. Nicholas Sparks conseguiu reunir num livro só dois casais incríveis. Que sorte a nossa!


Apesar de já ter assistido várias adaptações das obras do autor, esse foi apenas o segundo livro dele que li. E eu amei! Minha única ressalva foi para o final muito corrido. O epílogo parecia mais um capítulo seguinte e ficou faltando um epílogo com passagem real de tempo mesmo, para termos um vislumbre mais além dos personagens. Entretanto, isso não tira o brilho dessa linda história. Algumas coisas eu gostei mais no filme, outras eu curti mais no livro, mas o fato é que me apaixonei pelos dois. Valeu muito a pena tanto ler, quanto assistir. Claro que eu recomendo demais!


Trailer do Filme:




Capa Original:


*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

6 comentários :

  1. Eu amava ler os livros do Nicholas Sparks. Comprava sempre, mas faz tempo que não leio nada do autor.
    Adorei a resenha e como ainda não vi o filme, vou ver se leio antes. Sempre me senti bastante envolvida pelo enredo narrado pelo autor, ria e chorava bastante.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi só o segundo livro dele que li, mas eu também amei a escrita dele.

      Excluir
  2. Oi Su! Esse é meu livro favorito do autor e até a adaptação eu gostei bastante. Vendo sua resenha me dei conta de há alguns anos não leio nada dele. Acho que vou incluir um na meta do ano.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li poucos, mas também gostei demais desse! E amei o filme tb!

      Excluir
  3. Oi Suelen,
    Nicholas Sparks foi o autor que gerou na minha irmã o hábito da leitura, ou como ela dizia; "tio Nick", haha. Porém, por mais que ela tenha vários livros do autor e eu pudesse pegar emprestado, nunca li nenhum livro dele. Só que eu amei a sua resenha e creio que o primeiro livro do Nicholas que lerei é esse, já até o coloquei na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates