terça-feira, 18 de junho de 2019

Precisamos Falar Sobre E-books...


Olá povo lindo, como vocês estão? Já faz um tempinho que eu queria fazer esse post, mas sempre acabava adiando. Não é de hoje que recebo aqui no blog — seja nos comentários das postagens (como os prints na imagem acima), no formulário de contato, na caixinha de mensagens ou até mesmo pelo e-mail da newsletter — mensagens perguntando onde baixar os livros que resenho aqui no blog, ou ainda onde fica o link para download aqui no blog. Ultimamente o fluxo de mensagens aumentou, então cheguei a conclusão de que, definitivamente, precisamos falar sobre e-books.

Mas não vou falar da distribuição de e-books em geral, pirataria, nem nada do tipo. Não entrarei no mérito dessa questão. Vou me limitar apenas a esclarecer a postura do blog Romantic Girl em relação a disponibilização de livros piratas/ilegais/PDF/etc para download aqui nesse espaço: NÃO DISPONIBILIZAMOS. Quem acompanha o blog já deve saber disso, pois já comentei em algumas postagens (por exemplo, nos posts com a relação das séries Homens do Texas e Homens de Wyoming). Aliás, uma dessas mensagens da imagem pedindo e-books foi feita justamente num post onde estava escrito claramente que o blog não enviava livros. A observação ainda vinha acompanhada de um "por favor, não insistam". Obviamente alguém não leu o post todo, só queria mesmo saber do e-book. Eu tenho resenhas mais antigas aqui no blog em que 90% dos comentários são pedidos do e-book resenhado. Poxinha Já aconteceu também de eu responder que o blog não disponibilizava e-books e a pessoa voltar a comentar pedindo que, então, outra pessoa que estivesse lendo sua pergunta enviasse o e-book pra ela. Gente, por favor, se o blog não disponibiliza, é claro que aqui também não é lugar para ficar pedindo para outras pessoas e fazer troca de e-books, né?! Questão de bom senso. Não quero ver o blog denunciado por comercialização/distribuição ilegal de e-books, violação de direitos autorais, nem nada do tipo. Não tenho costume de moderar comentários aqui, mas estou pensando seriamente em passar a fazer isso. Se não fizer, penso em, então, passar a deletar comentários que contenham pedidos de e-books.

Até então, eu respondia os pedidos de e-books na própria mensagem recebida, mas achei legal criar um post específico para isso. Quando questionada sobre como baixar os livros postados, automaticamente eu colocava essa resposta:
Oie! Bem-vindo(a)! Então, o blog não disponibiliza e-books (não somos esse tipo de blog), salvos os disponibilizados gratuitamente pelas próprias autoras/editoras/lojas virtuais (e quando esse é o caso, na própria resenha é disponibilizado o link liberado oficialmente pelas partes responsáveis). No mais, aqui você só encontrará as resenhas mesmo.
Mais claro impossível, não é?! Não sou ingênua, sei que essas distribuições de livros digitais existem, mas vocês não as encontrarão aqui. Como eu disse na minha resposta padrão aí em cima, aqui vocês só encontrarão as resenhas. O blog Romantic Girl NÃO distribui e-books, NÃO tem biblioteca virtual com livros para baixar, NÃO indica lugares onde encontrar esses livros para baixar ilegalmente, NÃO envia e-books por e-mail, nem por qualquer outro meio. Não somos um blog de distribuição de e-books. A única ocasião onde coloco links de download aqui, como mencionei acima, é quando os próprios autores/editoras/lojas virtuais os disponibilizam, oficial e legalmente. Tem até um marcador do blog chamado Grátis, onde vocês podem encontrar esses livros disponibilizados, repito, legalmente. Mas é o seguinte: a maioria desses livros só são disponibilizados gratuitamente por um tempo limitado, portanto é bem capaz do link já ter expirado (sempre confira o preço para ver se continua gratuito). Eu não controlo isso, as partes responsáveis é que decidem por quanto tempo seus livros ficarão grátis. Mas sempre tem um ou dois que ficam gratuitos direto, como o da Lisa Kleypas - Casamento Hathaway, disponibilizado pela editora Arqueiro na Amazon, Kobo e sites do tipo.

Sinceramente, nunca me importei muito de ficar recebendo esses pedidos e ter que dar a mesma resposta, vez após vez. Afinal, nunca tinha falado sobre o assunto num post específico aqui no blog, como estou fazendo agora, e é claro que, diante de uma prática comum em tantos lugares, vocês não eram obrigados a saber que aqui não fazemos isso, não é mesmo?! Além do mais, a maioria de vocês sempre é super educada nas mensagens, mas devo confessar que já recebi algumas que EXIGIAM que eu mandasse livros para eles, inclusive físicos (pasmem), como se eu tivesse alguma obrigação de fazer isso. Socorro!


Mas essas mensagens mais... abusadas, digamos assim... são bem raras, e faz tempo que não recebo nada do tipo. #DeusÉPai

Ficou esclarecida essa questão? Então tudo certinho! Fiquem à vontade para continuar aproveitando o blog. Tem gente que me pergunta também onde comprar esses e-books. Eu compro e-books no site da Amazon, mas tenho alguns comprados no Kobo e Google Play Livros (só que uso mais a Amazon). Já fiz um post aqui no blog falando sobre Como Ler Livros da Amazon Sem Ter Um Leitor Kindle. Além disso, todo dia tem livros gratuitos na Amazon (Kobo também tem, mas foco na Amazon porque é o que eu uso). Na fanpage do blog no Facebook, volta e meia eu coloco links de livros gratuitos na Amazon. Segue lá!




*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

21 comentários :

  1. Super entendo vc! Está corretíssima! Amo seu blog, leio todas as resenhas! Achei que ficaria só em Homens do Texas, mas não resisti e ja estou em Homens de Wyoming.��Irresistível! ❤������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      E sim, titia Palmeirão pega a gente de jeito, né?! :s

      Excluir
  2. Suelen..sua linda. Adoro suas resenhas, na hora da escolha nada como uma opinião sua.

    ResponderExcluir
  3. super clara e muito correta. Aliás, vc sempre disse que só resenhava... bjs Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Su
    Adorei o seu post, bem claro e direto.
    Se mesmo assim não entenderem... Interna esse pessoal :c :c
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sempre tem algum desligado que passa direto pelo aviso, kkkkk

      Excluir
  5. Oi Suelen! Parabéns pelo post e pelo posicionamento. Sim, mesmo que a gente não distribua, tem sempre gente fazendo isso com livros de autores tanto nacionais quanto internacionais. Eu, como autora independente, sofro muito com esse tipo de distribuição sem nossa autorização, e um blog grande se posicionando e "bloqueando" essa atitude é importante. A maioria das pessoas lê PDF sem nem se dar o trabalho de pesquisar quanto está o livro, ou também sem nenhuma intenção de comprá-lo depois, quando tiver dinheiro, enfim! Isso acontece muito. Parabéns novamente pelo posicionamento.

    beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O triste é saber que, mesmo avisando, os pedidos nunca pararão. Mas a resposta tb não mudará, hehe! :j

      Excluir
  6. Kkkkk adorei o Gif, não sou obrigada a nada Kelida, como diz a minha mãe :v povo "forgado" Eu hein
    Sou nova aki, passa lá https://teckafanfics22.blogspot.com/2019/03/coracoes-em-pedacos.html?m=0#more
    Se gostar e se não for pedir muito pra divulgar eu agradeceria muuuiiitoooo bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Su! Eu gosto de moderação de comentários, até para evitar esse tipo de situação. Também já me pediram livros e links para baixar. Seu post é super objetivo e com muita educação, você deixa claro sua posição. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se a coisa não melhorar, talvez eu passe a moderar tb, rsrs....

      Excluir
  8. Entendo você. É sempre bom avisar pra você não sair prejudicada. Espero que esses comentários acabam!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei boba com isso. Exigir?? Tem gente que só pode ser louca.
    Xero!
    Instagram @casantbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meninas, já recebi de um tudo aqui nesse blog, rsrs... Socorro!

      Excluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates