quinta-feira, 18 de junho de 2020

[Vi e Gostei] ► FILME: Yentl


Hoje eu vou falar sobre um filme que eu queria assistir há algum tempo. Ele foi lançado bem antes de eu nascer, mas minha mãe me falou sobre ele há alguns anos e fiquei super interessada. O tempo acabou passando e me "esqueci" dele, até que assisti Deadpool 2 (é, já tem um tempinho) e vi a referência a Yentl (cena e música) e dessa vez resolvi assistir. 'Bora falar sobre Yentl?


"Em uma época onde o estudo estava reservado somente para os homens, vivia uma moça chamada... YENTL"



O filme se passa no Leste Europeu, em 1904. Nele acompanhamos a trajetória de Yentl (Barbra Streisand), uma mulher que morava sozinha com o pai e que era totalmente à frente de seu tempo. Ela amava ler e estudar o Talmude (uma coletânea de livros sagrados dos judeus), numa época em que isso era algo que somente os homens podiam fazer. Todos em sua comunidade faziam pressão para que ela encontrasse um marido e se casasse de uma vez. Contudo, seu pai a amava e queria apenas a sua felicidade. Ele ensinava o Talmude em sua comunidade e, secretamente, a ensinou também.


Mas Yentl queria mais. Queria ir à Yeshiva (instituição que incide sobre o estudo de textos religiosos tradicionais) e continuar seus estudos. Sendo assim, ela corta seus cabelos...


...e assume o nome Anshel, se passando por um jovem rapaz, a fim de realizar o seu sonho de estudar.


Nem sempre era fácil manter a sua verdadeira identidade em segredo, mas Yentl conseguia dar um jeitinho. Contudo, ao embarcar nessa aventura, ela só não contava com uma complicação: se apaixonar por um de seus colegas de estudo: o belo Avigdor (Mandy Patinkin).


Yentl já não sabia o que era mais difícil: disfarçar seu crescente amor por Avigdor, ou ouvi-lo falar apaixonadamente da mulher com a qual planeja se casar, Hadass (Amy Irving).


Brevemente chegaria a hora em que Yentl deveria fazer uma escolha: investir em seu amor por Avigdor (revelando a sua verdadeira identidade) e abandonar os seus estudos, ou prosseguir com o seu sonho e abrir mão do homem que amava. O que ela iria fazer?


Eu amei demais esse filme! Como mencionei no começo, Yentl é uma mulher bem à frente de seu tempo, que foi capaz de ir até as últimas consequências para poder fazer aquilo que só era permitido aos homens. Ela é uma mulher muito forte, que não se deixa levar pelas opiniões e críticas alheias. Ela sabe o que quer e corre atrás. O filme tem umas reviravoltas bem inesperadas, que me deixaram com aquela cara de "não é possível!", muitas delas em consequência de Yentl fingir ser homem e ter que agir como tal. Também vem recheado de músicas lindas e cenários espetaculares. Fiquei roendo as unhas de nervoso, esperando pelo final para descobrir o que Yentl ia fazer da sua vida, se ela ia escolher o amor ou os estudos. Ou se ela conseguiria conquistar os dois. Logicamente não direi o que aconteceu. Vou apenas dizer que foi o final perfeito para tudo o que o filme vinha apresentando e defendendo desde o começo. Eu Vi e Gostei! Um filme brilhante, que eu recomendo demais!


Ficha Técnica:

TÍTULO ORIGINAL: Yentl
PAÍS DE ORIGEM: EUA, Reino Unido
ANO DE PRODUÇÃO: 1983
GÊNERO: Drama, Comédia Musical, Romance
DURAÇÃO: 133 minutos
CENSURA: 10 anos

ELENCO:
Barbra Streisand, Mandy Patinkin, Amy Irving, Nehemiah Persoff, Steven Hill, Allan Corduner, Doreen Mantle, Lynda Baron

DIREÇÃO:
Barbra Streisand

SINOPSE:
Após a morte do seu pai, Yentl (Barbra Streisand) só tem uma ambição na vida: ir para a faculdade e estudar. Mas, naquela época, o lugar de uma mulher era em casa, e estudar era coisa para homens. Yentl então arriscava tudo em nome da paixão insaciável pelo estudo: finge que é homem, ingressa na universidade e realiza o seu desejo proibido. Mas, em um lugar onde até a mente mais determinada pode ser traída pelo corpo, por quanto tempo Yentl será capaz de manter seu segredo bem guardado dos seus novos amigos e do rapaz por quem se apaixonou?

Fotos (Clique para ampliar):

                     


Trailer - Em Inglês, Sem Legenda (Legendado Em Espanhol Aqui):

*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

6 comentários :

  1. É a primeira vez que ouço falar desse filme e confesso que fiquei bem curiosa para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Su,
    Não conhecia o filme, mas gostei!
    Parece os livros que lemos, então fiquei animada, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii!
    Certa vez vi uma moça que tinha esse nome e sempre fiquei curiosa pra saber de onde ele tinha vindo, acho que agora eu sei!
    Muitos beijos pra você!
    Para todas as estações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza deve ter vindo daí. Não é um nome nada comum de se ver, hehe!

      Excluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates