segunda-feira, 27 de maio de 2019

Jennifer Niven - Por Lugares Incríveis

Título Original: All The Bright Places
Protagonistas: 
Violet Markey e Theodore Finch

DOIS JOVENS PRESTES A ESCOLHER A MORTE DESPERTAM UM NO OUTRO A VONTADE DE VIVER.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


ALERTA DE GATILHO: Esse livro fala de depressão adolescente e suicídio.

Violet Markey era uma estudante exemplar, uma garota popular, cercada de amigos e admiradores, pais amorosos e um futuro promissor. Mas tudo isso mudou quando ela sobreviveu ao mesmo acidente que tirou a vida de sua irmã mais velha, há quase um ano. Deprimida, ela perdera o interesse em tudo e só queria que o ano colegial chegasse ao fim.
Theodore Finch era considerado a aberração do colégio, tinha poucos amigos, era negligenciado pelos pais divorciados, sem muita perspectiva de futuro, tendo como principal preocupação permanecer mais um dia desperto. Em seu tempo livre, pensava em várias formas de colocar um fim a sua vida, e foi num desses rompantes que ele conheceu Violet, ao subir à torre do sino do colégio só para ver como seria pular de lá. A garota parecia triste e perdida, e a última coisa que Finch queria era vê-la se jogar dali. Ao ajudá-la a descer e, assim, salvar-lhe a vida, ele ficou intrigado para saber os motivos que a levaram a subir até aquele lugar. A oportunidade surgiu quando um trabalho de geografia os obrigou a passar um tempo juntos, visitando lugares marcantes em Indiana e preparando o relatório para a apresentação. A última coisa que Violet queria era fazer esse tipo de coisa, ainda mais com a única pessoa que sabia o seu segredo, mas Finch não desistiria de conhecer melhor a garota que não saía de seus pensamentos e de, quem sabe, ajudá-la a superar o momento difícil pelo qual passava.
O que começara como uma relutante parceria, aos poucos foi se transformando em algo mais profundo. E a cada lugar incrível que descobriam, também desvendavam uma parte deles mesmos. Mas seriam esses novos sentimentos o bastante para curar a dor e a angústia que carregavam no peito?


Antes de ler o livro, eu já havia ouvido falar dele. Li várias resenhas que ressaltavam como era tocante, emocionante e, inclusive, boa parte delas nos alertavam que essa era o tipo de história que nos fazia chorar. Geralmente não leio esse tipo de trama mais dramática, mas confesso que fiquei curiosa e quando tive a oportunidade de ler, aproveitei.

Comecei a leitura sem muitas expectativas, e por abordar um tema tão delicado (e atual) como depressão e suicídio, estava preparada para qualquer coisa. O livro começou bem arrastado, e isso — somado ao fato de ser narrado em primeira pessoa, estilo diário, com pontos de vista alternados — acabou me desanimando um pouco. De qualquer forma, segui em frente, na esperança da história melhorar. Infelizmente isso não aconteceu e fui achando tudo bem chatinho. Resolvi, então, dar uma parada, peguei outros livros para ler e, 4 livros depois, prossegui com essa leitura aqui. Consegui chegar até o fim, mas sinceramente a história não me conquistou.

Eu tinha esperanças de que fosse melhorar depois que o romance entre Violet e Finch começasse, mas ficou ainda pior. O casal não tinha nenhuma química, tudo pareceu meio forçado e superficial pra mim, principalmente em relação ao Finch, pois a fixação dele pela Violet era a mesma que ele já tivera por outras garotas, e esse sentimento só havia durado um tempo, em todas as vezes. Fiquei com a impressão de que Violet era o alvo da vez e que, quando ele perdesse o interesse, passaria para a próxima. Ela também não me passou muita firmeza no começo, pois estava com ele, mas fingia não estar, e ainda tinha o ex dela, a quem ela beijava (ou permitia beijá-la) de vez em quando, só para afastá-lo depois. A própria Violet chega a admitir em determinado momento que não poderia culpar o ex por achar que eles haviam reatado, dado o comportamento dela. Isso tudo me frustrou bastante, talvez por eu não ter muita paciência com esse tipo de situação.

Contudo, eu não seria justa se não dissesse que o livro tem seu lado positivo. Ele trata de um assunto preocupante, importante e atual, que assola pessoas de diferentes idades, e consegue mostrar que a depressão pode acontecer com qualquer um, desde aquela pessoa com a vida considerada perfeita e pais perfeitos, como aquela com uma vida conturbada e uma família desestruturada. Mostra o dia a dia de alguém que está no limite, e como as pessoas em volta podem não perceber os sinais. Serve de alerta para todos nós. E no final do livro vieram referências (sites e telefones) que podem ajudar a quem está passando por isso. Atualizei (pois alguns telefones e sites mudaram) e coloquei no final da resenha.

Por Lugares Incríveis poderia ter sido bem melhor. O tema é interessante, mas a leitura foi bem enfadonha, a trama dava voltas e não saía do lugar. O desfecho já era esperado e não foi uma surpresa pra mim. Sei que muitas pessoas amaram essa história, mas, sendo sincera, eu achei bem chatinha. Gostei mais do depoimento da autora no final do livro, contando sua experiência com uma situação similar à apresentada aqui. Talvez o filme, com a atuação dos atores e a interação entre eles, me faça ver tudo isso com outros olhos. Quanto ao livro, ele não conseguiu me conquistar e, por isso, infelizmente não o recomendo, principalmente se você não estiver se sentindo bem emocionalmente (por isso coloquei aquele alerta de gatilho lá no começo), pois não é o tipo de leitura que vá te ajudar a sair de uma situação difícil. Ao contrário, arrisco dizer que pode até agravar mais. É melhor procurar algo que te faça bem, que te coloque pra cima, no estilo que mais te agrade e te dê aquela sensação de bem-estar.
Se você acha que algo está errado, fale.
Você não está sozinho.
Não é sua culpa.
Existe ajuda para você.
- Jennifer Niven -
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)
Telefone: 188

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FAMILIARES, AMIGOS E PORTADORES DE TRANSTORNOS AFETIVOS (ABRATA)
Telefone: (11) 3256 4831

FÊNIX — ASSOCIAÇÃO PRÓ SAÚDE MENTAL
Telefone: (11) 3271 9315

DISQUE DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (DISQUE DIREITOS HUMANOS)
Telefone: 100


Capa Original:


*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

10 comentários :

  1. Oi Su, tudo bem?
    Entendo seus pontos, mas discordo muito. Eu amei demais esse livro, me emocionei muito com a história e com o modo que a autora abordou as dificuldades de Violet e Finch. O Finch, especificamente, partiu meu coração, dada a falta de atenção recebida em casa. :'(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vontade de dar umas sacudidas na família dele foi bem grande, realmente. Ele merecia mais atenção em casa do que recebia. :f

      Excluir
  2. A temática do livro é bem interessante e a capa é super bonitinha!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Oi Su! Que pena que o livro não agradou você, eu gostei bastante e achei a história bem comovente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente pra mim não rolou. Mas que bom que gostou. Vamos aguardar o filme agora, hehe! :j

      Excluir
  4. Amei conhecer esse livro, eu sempre gostei de ler sobre esse assunto, gosto muito de ler sobre comportamento e esse tipo de livro me faz refletir muito. Quero muito ler. Obrigada por compartilhar!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, é impossível mesmo não refletirmos sobre o assunto ao lermos esse livro. O tema é bom e importante. Uma pena que a execução da trama não conseguiu me conquistar.

      Excluir
  5. Su, é a primeira resenha negativa que leio desse livro, acredita? Do jeito que falavam, parecia ser espetacular, mas agora com a sua resenha fiquei com um pé atrás hahaha vou ter que ler pra ver o que eu acho! Achei muito legal da parte da autora colocar os sites e telefones no final e adorei a capa original, muito fofa.

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates