terça-feira, 30 de janeiro de 2018

[ENTREVISTA] Jhonatas Nilson - Escritor de Romances

Imagem cedida pelo autor

Hoje o Romantic Girl traz algo muito especial para vocês: uma entrevista com o autor Jhonatas Nilson. Quem acompanha o blog sabe que sou apaixonada pelos livros dele e fiquei imensamente feliz em poder bater esse papo com ele. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre esse talento nacional?

Romantic Girl: Primeiramente, é um imenso prazer tê-lo aqui conosco no Romantic Girl.

Jhonatas Nilson: O prazer é todo meu! =) 

RG: Quando você começou a escrever? Como surgiu esse desejo?

JN: Tenho a impressão de que escrevo desde sempre, e antes mesmo de começar a escrever, eu já criava histórias. A realidade me parece muito mais mágica quando posso fugir dela. Um mundo sem histórias me parece muito cinza. 
Lembro-me muito bem que os meus pais achavam estranho o fato de que eu passava horas trancado no quarto em silêncio, apenas inventando uma história para cada um dos meus brinquedos. Dizem que crianças silenciosas são sinônimo de crianças com problemas. Bem... No meu caso, eu apenas imaginava demais.
Sigo da mesma forma até hoje. Às vezes saio com amigos e todos estão conversando animadamente, e, sem mais nem menos, eu simplesmente me desligo. Fico completamente calado por um tempo e quando volto, já nem sei do que estão falando. Nesses momentos estranhos eu estou pensando em alguma história, certamente. E os amigos de verdade já aprenderam a lidar com isso.
Terminei o meu primeiro livro, de fato, entre os quinze e dezesseis anos ao ver que a autora de Cinquenta Tons de Cinza escreveu o livro dela pelo celular, tentando conciliar todas as tarefas da vida cotidiana. Pensei “Se ela pôde fazer isso dessa forma, eu também posso tentar”. Deu certo!

RG: Você começou a escrever muito jovem. Como sua família reagiu a sua vocação?

JN: Acho que tudo isso não surpreendeu muito os meus pais, pois eles já estavam acostumados com esse meu jeito um pouco viajado, “fora da área de cobertura”. No entanto, o que os pegou de surpresa foram as cenas sensuais detalhadas. Era difícil para eles acreditar que eu, aos quinze, já conseguia descrever tão minunciosamente uma cena de sexo!
Depois de um tempo, tornou-se comum. Eles já não me perguntam mais o que eu quero dizer com “As estocadas eram rápidas e ritmadas”.
Em certa ocasião, pessoas da igreja tentaram fazer com que eu começasse a escrever textos religiosos e parasse com as histórias românticas. Mas sinceramente? Eu amo escrever romance, amo falar sobre as relações e o crescimento necessário para sermos capazes de sustentar uma bagagem tão grande quanto o amor. Deixo a religião para quem sabe e quer falar sobre a religião. Fico com o “E foram felizes para sempre...”

RG: Qual estilo literário você escreve? Fale um pouco sobre suas obras.

JN: Costumo escrever romances românticos, podendo seguir o teor mais melancólico ou um teor mais bem humorado. Os meus personagens precisam aprender algo e passar por algumas coisas até conseguirem chegar ao final feliz. 

RG: Há algum(a) autor(a) que te inspira? Se sim, qual?

JN: Sem dúvidas! Maisey Yates, Danielle Steel e James Patterson são autores que me inspiram por sua produtividade e também por suas capacidades de contar histórias incríveis! 

RG: Qual livro te exigiu mais, emocionalmente falando? E qual foi o mais divertido de se escrever?

JN: “A promessa de um recomeço” foi o livro que me exigiu mais emocionalmente, sem dúvidas. Por se tratar de uma história extremamente forte que acompanhava a história da protagonista desde a infância difícil até a idade adulta repleta de traumas, tive que procurar entendê-la de diversas formas, descobrindo quais eram os seus demônios e como ela poderia se libertar de tudo isso. O teor melancólico do enredo me impactou muito.
Por outro lado, “Natal para dois” foi o romance mais divertido que escrevi. Fluiu com muita facilidade e eu realmente me diverti com os personagens. Certamente é um livro que tenho muito carinho.

RG: 2017 foi um ano bem produtivo. Qual livro você estava mais ansioso por compartilhar com seus leitores nesse ano que passou?

JN: Eu estava realmente muito ansioso para apresentar “Natal para dois”. Por ser um livro que segue uma estrutura diferente do que costumo escrever, me sentia curioso para saber o que os leitores iriam achar. Mas, sendo honesto, também estive ansioso para lançar cada uma das obras. É sempre uma aventura.

RG: Você tem personagens de várias nacionalidades. Como costuma fazer suas pesquisas?

JN: Eu amo viajar, e escrever me possibilita arcar com as despesas para tal. Por isso, sempre que estou viajando, procuro anotar detalhes, observar características nas personalidades das pessoas, memorizar cenários e, de fato, tentar imaginar os meus personagens nos ambientes que visito. 
Amo em particular os personagens italianos, árabes e franceses. Tenho muitos amigos com estas nacionalidades, isso também me ajuda bastante.

RG: Há algum personagem que tenha a personalidade parecida com a sua? Se sim, qual?

JN: Acho que todos os personagens têm muito de mim, mas Giancarlo Di Marcello, do livro "Um milhão de saudades", é o que mais se aproxima de quem sou. Talvez por isso, a história desse romance me marcou bastante pela forma com que eu me joguei por completo nos sentimentos dos personagens, me fazendo sentir cada detalhe e a aprender muitos pontos relacionados ao perdão.

RG: Fale um pouco sobre o seu novo livro, "As Cores Entre Nós".

JN: Esse é um romance sobre esperança e sobre a capacidade de acreditar em recomeços, mesmo quando recomeçar parece ser a coisa mais difícil a se fazer. Com personagens bastantes singulares, podemos acompanhar a forma com que cada um cresce e aprende com os próprios medos, lutando contra as inseguranças internas para encontrar um final feliz.

RG: Recentemente, "Através do Tempo" foi anunciado pela editora Portal, com lançamento previsto para março. O que os leitores podem esperar desse livro?

JN: “Através do Tempo” é um romance singelo, repleto de sutilezas que dará, também, alguns sustos nos leitores. Eu me apaixonei pelos personagens e por cada uma das suas batalhas internas e externas. Escrever esse romance foi uma experiência diferente e espero que vocês se apaixonem com a história de Lady Ailey!

RG: Quais outras novidades literárias podemos esperar em 2018?

JN: Estou finalizando Finalmente Seu, que contará a história do último dos irmãos Hornan da minha série Sem Compromisso. Também estou preparando um stand-alone realmente difícil de escrever, pois está exigindo muito do meu emocional (Preparem as lágrimas!). Ainda existem outros manuscritos em andamento, mas precisam ser melhor trabalhados também!

RG: Que dica você daria a alguém que sonha em escrever seu próprio livro?

JN: Escreva, pois escrever é a parte mais importante do ato de ser escritor. Posso afirmar sem dúvidas que não existe nenhuma mágica, nenhum segredo. Apenas escreva e acredite na jornada. Não será fácil e nem é para ser. E não pense que com o tempo será mais fácil finalizar um livro, pois não será. Cada personagem é algo novo, inédito e isso desafiará você todos os dias.
Quanto mais escrevemos, mais aprendemos. E, claro, antes de ser escritor, aprenda também a ser um leitor.

RG: Muito obrigada por passar esse tempinho conosco. Para terminar, deixe uma mensagem para os leitores do Romantic Girl!

JN: Eu que agradeço! E gostaria de agradecer também a cada leitor do blog. Obrigado por ler romance e por se permitir sonhar. Sem dúvidas, os livros nos permitem acreditar que podemos ser pessoas melhores, e podemos ter também um mundo melhor. Desejo muitos livros maravilhosos para todos nesse ano que recém começou!


Sobre o Autor:

Jhonatas Nilson

Jhonatas Nilson nasceu em Juazeiro, no estado da Bahia. Aos 16 anos começou a escrever seu primeiro livro e não parou mais, tendo atingido o segundo lugar da lista dos mais vendidos da Amazon, na categoria Romance Erótico. Seus livros trazem personagens fortes, romances com paixão e erotismo. Autor insaciável, escreve várias histórias ao mesmo tempo. Nos últimos tempos, investiu nos gêneros suspense e terror, escrevendo contos que fogem completamente do estilo em que seus leitores já estão habituados.

Acompanhe o autor:

*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

26 comentários :

  1. Oi Su,
    Que ótima a entrevista. Sempre bom ler as dicas dos autores! Desejo todo sucesso pra ele e espero ler algo em breve.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista Suelen. Amo romances e achei os livros do autor interessantes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. que legal! Deu pra conhecer um pouco mais desse jovem e talentoso escritor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista, não conhecia o escritor =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Oi Su
    Adorei a entrevista, achei super bacana <3
    Lembro de quando ele começou a lançar os livros dele na internet e as meninas comentando que ele escrevia muito bem :)
    Parabéns pela entrevista, ficou 10

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, falaram sobre ele até no nosso encontro de Queridas Harlequin na Bienal de 2013, lembra?
      Obrigada, amore! :g

      Excluir
  6. Oie,

    Nossa, amei TODAS as capas desse autor. Lindas demais e já quero essas obras. ♥

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Suelen!
    Eu gosto muito da maneira como o Jhonatas escreve. E sempre é bom poder ler o quanto ele vem melhorando e amadurecendo a sua escrita ao longo destes anos. Estava lendo seu comentário para a Renata(Escuta Essa), e lembro que eu fui uma das que elogiou ele. A maneira como ele escreve super bem uma cena mais caliente, tendo tão pouca idade. Ótima entrevista.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi depois de todos aqueles elogios que passei a conhecer o autor. Início do vício, hehe!

      Excluir
  8. Simplesmente meu autor favorito. Acompanho o trabalho desse jovem recentemente e já o admiro, muito orgulho. <3
    - Gustavo Dias

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, entrevista muito boa, parabéns!
    Comecei o meu blog à pouquíssimo tempo, e gostava que tivesses um minutinho para passar por lá ^^ e caso te interessa sigas, eu sigo de volta. No próximo post do blog decidi que haverá giveaway de forma a comemorar o início do blog, fica atenta!

    Beijinhos, Neca.
    Blog ♡ SimplyNeca

    ResponderExcluir
  10. Hello! Tudo bom?
    Não conhecia esse escritor.
    Obg por comentar lá no blog.
    Volte sempre !

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  11. Oi Su!
    Conheci os livros do Jhonatas pelo seu blog, mas ainda não li nenhum. Preciso muito começar!
    Adorei a entrevista, ele me parece ser super simpático!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma simpatia só, de verdade! E os romances são mara, vc vai gostar! ♥

      Excluir
  12. Oie Suelen =)

    Não conhecia o autor, mas pela entrevista ele me pareceu super simpático.

    Achei interessante o fato dele ter escolhido romances, já que é mais comum os autores irem mais para o lado da fantasia.

    Muito sucesso para ele!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente surpreendeu muita gente com seus romances. São ótimos!

      Excluir
  13. Oi Su, tudo bem?
    Muito massa conhecer o autor!
    Desejo muito sucesso a ele. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates