segunda-feira, 19 de maio de 2014

Victor Hugo - Os Miseráveis

Tradução e Adaptação: Walcyr Carrasco


Título Original: Les Miserables


Os Miseráveis mostram como uma pessoa pode se transformar graças à ação de outra. História de fugas, trapaças e armadilhas, esta também é uma história de amor entre jovens. Aqui são relatados interesses e atitudes muito mesquinhos, mas também grandes gestos de desprendimento e bondade.


Os Miseráveis foi publicada, pela primeira vez, na França, em 1862. Transformou-se logo em grande sucesso. Foi traduzida para diversas línguas. Percorreu o mundo. É uma história com forte cunho social, mas o enredo, em que um ex-prisioneiro é perseguido sem tréguas por um inspetor fanático, tem elementos de trama policial.
Jean Valjean, o herói, foi condenado a trabalho forçado por roubar um pão para a família faminta. Cumpriu pena. Mesmo assim, para fugir de seu perseguidor e se reabilitar, precisou trocar de identidade. Sob disfarce, tornou-se um grande empresário. Promoveu o desenvolvimento da cidade, ajudou a todos que precisavam dele.
Mas Javert, o policial, não desistia de lhe seguir os rastros. Vivia no encalço de Jean Valjean. Criava espertas armadilhas para que a verdadeira identidade do ex-condenado fosse revelada (…).
Ao ler este romance clássico de Victor Hugo, adaptado por Walcyr Carrasco, você vai conhecer muitas personagens: Fantine, vítima da pobreza e da injustiça; Cosette, filha dela, que Jean Valjean resgata da miséria; Marius, o jovem idealista que se apaixona por Cosette; os Thénardier, uma horrorosa família de vigaristas, e muitas outras mais. A sucessão dos acontecimentos e as difíceis circunstâncias vividas pelas personagens levantam questões sobre lei, justiça e solidariedade.
Acima de tudo, Os Miseráveis mostram como uma pessoa pode se transformar graças à ação de outra. No caso, a mudança ocorre quando um homem injustiçado recebe de alguém compreensão e generosidade. História de fugas, trapaças e armadilhas, esta também é uma história de amor entre jovens. Aqui são relatados interesses e atitudes muito mesquinhos, mas também grandes gestos de desprendimento e bondade.

Ligia Cademartori


Coloquei aqui esse texto da Ligia Cademartori que vem no começo do livro, pois ele resume muito bem sobre o que se trata a história. O livro original é bem grande, mas a versão que eu li é essa versão compacta da história, adaptada por Walcyr Carrasco. Resenha super atrasada, já que li o livro no início de 2013… Mas antes tarde do que nunca, né?! rs…

Eu já tinha ouvido falar dessa obra, mesmo sem ter a menor ideia do que se tratava. Na verdade, eu conhecia mesmo era a música "I Dreamed a Dream" (e não foi por causa da Susan Boyle, mas sim devido ao fato de crescer numa família de músicos profissionais). Quando soube que o filme seria lançado comentei com minha amiga Tharcya que estava doida para assistir (1- amo musicais e 2- amo o Hugh Jackman) e ela me emprestou esse livro, pra eu ter um gostinho antes de poder ver o filme (obrigada, amiga). Me apaixonei logo de cara. Não imaginava que a história seria tão boa assim, tão envolvente, tão emocionante, tão… tudo!

Acompanhamos Jean Valjean, um homem que só queria alimentar a família e acabou sendo preso, tornando-se um homem amargo, só preocupado consigo mesmo. E continuamos acompanhando sua saga quando ele conhece a bondade na pessoa do Monsenhor Benvindo, bispo de Digne. Esse é o começo de uma transformação tão bela que mudará a vida de muita gente — pra melhor.

Acontece tanta coisa no decorrer da história que só reforça a ideia de que um pequeno gesto pode fazer grandes coisas. E que quando uma pessoa está realmente disposta a mudar, a mudança é real e permanente.

Sonhos perdidos, sonhos renascidos… novos sonhos! A luta por uma vida melhor, pelo que é certo, pelo amor — o amor de uma mãe pela sua filha, de uma filha pelo seu pai, de um homem por uma mulher — através do tempo, da falta de tempo, das adversidades. Esse é um romance inesquecível, não é à toa que já atravessa gerações e continua a manter seu encanto. Com certeza um livro para a lista do não-posso-morrer-sem-ler que cada pessoa deveria ter. Super recomendado, esse eu assino embaixo!

Poster do filme "Os Miseráveis", de 2012.
*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

9 comentários :

  1. tem uma postagem no facebook em que todos os personagens aparecerem gritando uns com os outros, lembrei muito dessa passagem quando li sua resenha, pois assim como vemos naquela postagem um gesto é reproduzido pela massa e na história resenhada é a mesma coisa, quando gestos de solidariedade são feitos as pessoas mudam, quando são agredidas elas tendem a agredir!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tem uma postagem no facebook em que todos os personagens aparecerem gritando uns com os outros, lembrei muito dessa passagem quando li sua resenha, pois assim como vemos naquela postagem um gesto é reproduzido pela massa e na história resenhada é a mesma coisa, quando gestos de solidariedade são feitos as pessoas mudam, quando são agredidas elas tendem a agredir!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Thaila! Não parece não, mas pequenos gestos fazem mesmo muita diferença! :t

    ResponderExcluir
  4. Oi Su!
    Não li ainda, mas com certeza lerei, quero muito conhecer essa história!
    Sábado comecei a assistir ao musical, mas tive que parar, mas vou continuar muito em breve!
    Amo I Dreamed a Dream, tenho a versão do Glee cinco vezes seguida no meu celular! Adoro, e a letra dela é tão dura e triste!
    Amei a resenha, quando vi que vc postou essa resenha pense: É um sinal!
    Bjus!
    Fabi
    Romances e Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Eu tb não terminei o musical.... comecei e tive que parar. Mas me encantei muito mais pelo livro, afinal adaptações nunca são completas, né?! Mas tá valendo!

    Leia sim, siga o sinal, hehe! Tenho certeza de que vai gostar!

    :d

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei esse livro na versão integral porque me apaixonei pelo filme. O livro é gigante, mais de 1000 pgs, e ainda não deu tempo de lê-lo, também acho que não será uma leitura rápida ou fácil. Esse parece ser um daqueles livros que a gente tem que apreciar aos poucos. Espero fazer isso em breve.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. O livro é maravilhoso, com certeza! :q

    ResponderExcluir
  8. Um livro sempre é muito superior a um filme. Mas não é sobre isso que venho falar aqui hoje .
    Venho em seu blog, humildemente, para fazer um desesperado pedido. Sou Clarice, já passei dos 60 e sou deficiente visual. Sou escritora, logicamente desconhecida, mas estou aqui para pedir a você e as suas amigas que leiam, julguem e divulguem, caso gostem do que tenho escrito, o meu trabalho. Não tenho a menor condição de ver os meus livros publicados pois não tenho um nome famoso e nem conheço ninguém importante. Só posso dizer a vocês é que tenho, em meu blog, 35 livrinhos e que adoraria que alguém os lesse. Desde já agradeço a atenção e a compreensão. Meu blog é Novelas Românticas e Picantes da Ceguinha e o endereço é
    Oi,Sou Clarice Mascena e sou uma senhora na terceira idade. Gostaria de pedir, humildemente, que você divulgue os meus livros parasuas amigas. Sou deficiente visual e encontro um pouco de dificuldadepara compreender todo esse aparato de mídias que ajudam a fazerpropaganda de meu trabalho. Tenho Facebook e Google+, no entanto, acho um tanto complicado entender tudo aquilo lá. Já escrevi 35 historinhas e atérecebi elogios. Assim, se você puder dar uma forcinha, damaneira que achar melhor, se puder ler um de meus livros e dizer o queachou... Só posso dizer que ficarei muito grata. Meu blog é:NovelasRomânticas e Picantes da Ceguinha e o endereço é:http://historinhasdaceguinha.blogspot.com.br/#!/
    Um grande abraço a todas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Clarice! Desculpe a demora em responder.
    Vou fazer uma visitinha ao seu blog sim :d

    Bjs e obrigada pela visita! :g

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates