quinta-feira, 16 de março de 2017

[NG Serviços Editoriais] Dica importante para autoras e autores que pretendem ingressar no mercado editorial


Caríssimos autoras e autores, meu nome é Cirlene Ferreira, sou proprietária do escritório Novinsky Guinsburg Serviços Editoriais. Meu escritório atua há 4 anos no mercado editorial realizando preparação de texto, revisão de texto, copidesque, tradução português/inglês. Já atendemos dezenas e dezenas de escritoras e escritores, editoras, professores, doutores, mestres, graduandos. Adquirimos boa experiência na nossa área de prestação de serviços, por esta razão queremos e podemos compartilhar uma dica importante com vocês. Acreditamos que quanto mais informação e conhecimento se possui antes de ingressar no mercado editorial, melhor.

A principal dica é em relação à qualidade do texto (original) que vocês enviam/entregam para as editoras.  Atenção! Muitas editoras não aceitam originais que não foram revisados. O material que não foi revisado é imediatamente descartado. 

Quando uma autora/autor entrega um livro revisado para uma editora já está demonstrando o quanto se importa com aquele material, o quanto valoriza seu trabalho e sua criatividade. Afinal, você pode ter uma bela história, ser original, mas de que adiantará isto se as pessoas e, principalmente, os editores (as) não conseguirem entender o que você escreveu? Ou de que adianta isto se as pessoas ou os editores (as) se perdem em erros de digitação, de ortografia, de gramática e em frases confusas?

Estas perguntas também se dirigem a todas e todos que buscam a autopublicação, a publicação independente em plataformas como a Amazon, Clube de Autores, Bookess, Wattpad. Quem escreve quer ser lido e entendido, independente de onde publica seu livro. Estou certa?

Então, antes de enviar seu livro/original para uma editora e antes de publicá-lo e oferecê-lo ao público através da Amazon, Clube de Autores e etc., procure uma revisora de texto séria. Entre no mercado editorial com a certeza de que está oferecendo o melhor para os seus futuros leitores. Esta é sua melhor apresentação. Além disso, antes de ingressar no mercado editorial e contratar um serviço editorial (preparação, revisão, copidesque) é preciso ter conhecimento do processo de edição de um livro. É preciso ler e aprender sobre o que é preparação de texto, revisão de texto e copidesque. 

A Edição ou processo de materializar as ideias de autores, transformando-as em livros, é composta por várias etapas: seleção de material (texto original); revisão do próprio autor; preparação de texto; primeira revisão profissional; segunda revisão profissional; terceira revisão profissional e última revisão do autor; diagramação; projeto gráfico; produção gráfica para impressão.

Preparação de texto: é a etapa no processo de edição em que o profissional lê o original; retira os erros mais grosseiros; confere a separação de capítulos; confere os subtítulos; verifica se a continuidade do texto (ou história) está correta e com sentido (coerente); coloca travessões quando o autor não sabe fazer travessões; confere a paragrafação; confere a numeração de páginas. Alguns preparadores cuidam também da colocação das notas de rodapé – algumas editoras encarregam os diagramadores desta tarefa. Nós do NG aconselhamos que as notas de rodapé sejam adicionadas pelos diagramadores.

Revisão Profissional: Revisão de texto é a etapa de edição do livro onde o revisor profissional retira os erros gramaticais, ortográficos, frases repetidas, vícios de linguagem; faz sugestões de termos mais adequados ao contexto das frases ou do tema do livro; faz exclusão de trechos, termos. Pode acontecer de um original exigir mais de duas Revisões Profissionais. Livros muito complexos exigem normalmente mais de duas Revisões Profissionais, alguns podem exigir até três, quatro ou mais revisões para limpar (excluir) totalmente os erros. Além da complexidade do conteúdo, outro fator que torna obrigatório a aplicação de várias revisões é o NÃO DOMÍNIO das regras da língua portuguesa pelo autor. 

Copidesque: Devido a esta falta de domínio da língua portuguesa por parte do autor; da dificuldade de alguns de colocar suas ideias no papel; até mesmo da falta de tempo para organizar suas ideias, autoras e autores se confundem na hora de escrever sua história e por isso, muitas vezes, é necessário que o revisor profissional aplique o copidesque no original (livro). Nesta etapa (Revisão), todas as frases confusas, sem sentido e incoerentes são reescritas (sem alterar o sentido e intenção do autor) e substituídas por frases mais claras. Palavras e termos também podem ser substituídos por outros mais adequados ao contexto (do livro). Isto acontece apenas para acrescentar maior qualidade ao texto, aperfeiçoando e melhorando o que foi escrito.

ATENÇÃO! Dificilmente uma única revisora (revisor) conseguirá realizar o trabalho de deixar o seu livro perfeito com apenas uma etapa de revisão. Principalmente quando o livro não passou sequer por nenhum profissional de preparação de texto. 

Vejam os livros publicados pelas editoras. As editoras possuem revisores que trabalham internamente e contratam revisoras (es) freelancers porque muitos livros precisam de mais de duas revisões e podem precisar de várias revisões. Elas também contratam freelancers quando a demanda aumenta muito. As editoras enviam o livro para uma revisora. A revisora revisa e devolve o livro para a editora. A editora recebe o livro e depois envia para outra revisora que vai retirar os erros que a revisora anterior deixou passar. A revisora revisa e devolve para a editora. Se o editor (a) considerar que o livro ainda precisa de outra revisão, ele envia para uma outra revisora que vai retirar os erros que a revisora anterior deixou passar e assim por diante. São revisoras diferentes.São revisões diferentes e independentes. Cada revisora recebe pelo seu trabalho. A revisão é feita, revisão sobre revisão, por isso, o livro vai ficando cada vez melhor, cada vez mais limpo. 

Livros famosos como O Senhor Dos Anéis de J. R. R. Tolkien, teve a primeira publicação em 1954. Parem para imaginar por quantas revisões os livros passaram para alcançar a qualidade que têm. Caso duvidem do que digo, abram os livros que vocês têm em suas prateleiras e estantes, confiram os erros e pensem que mesmo em livros de grandes editoras vocês encontrarão erros (apesar das várias revisões a que foram submetidos). Eu tenho muitos livros em casa e encontro erros naqueles que vêm de editoras de todos os tamanhos (pequenas, médias, grandes). 

Daí se deduz que contratar um serviço de revisão com pessoas sérias, que amam o que fazem, que trabalham apenas nesta área de serviços editorias e, principalmente, não fazem revisão de texto como "BICO DE FIM DE SEMANA" "BICO DEPOIS DA APOSENTADORIA", é a melhor opção dos autores e autoras. Porque as revisoras sérias e que amam o que fazem vão excluir o máximo possível de erros numa única revisão, fazendo o melhor que puderem. 

AUTORA/AUTOR, VOCÊ PRECISA SABER DISTO:

O QUE VOCÊ IRÁ RECEBER QUANDO CONTRATAR O SERVIÇO DE UMA REVISÃO DE TEXTO (uma etapa de revisão de texto)?

No nosso escritório NG a contratação do serviço de UMA REVISÃO DE TEXTO (uma etapa de revisão) compreende (ou implica) em:
  • 1 (Uma) leitura do livro para conhecimento da história e conteúdo.
  • 1 (Uma) leitura na qual aplicamos as correções e intervenções.
Realizada a leitura para conhecimento da história/conteúdo e realizada a leitura para aplicação das correções e intervenções encerra-se o trabalho contratado de uma de revisão de texto (ou uma etapa de revisão de texto).

Espero que tenham curtido a dica e que venham fazer seu orçamento com nosso NG.

Abraços afetuosos,



http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

4 comentários :

  1. bacana abrir espaço para essa divulgação, muita gente talentosa só precisa de alguém que guie ou que auxilie no processo, passando confiança e ânimo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esses serviços e importantes. Ótima divulgação.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates