quarta-feira, 26 de junho de 2013

Diana Palmer - O Gosto do Pecado

Título Original: Calhoun
Protagonistas: Calhoun Ballenger e Abby Clark
Primeiros Sucessos 37

Série Homens do Texas 01
Irmãos Ballenger 01


Alto, forte... e cego?

Abby Clark já estava cansada de ser tratada como uma criança. Ela podia ser apenas uma menina quando fora morar com Calhoun Ballenger e seu irmão. Mas se tornara uma mulher havia muito tempo, e era hora de Calhoun reconhecer isso. Então Abby tenta provar sua independência para chamar a atenção dele. Só que o tiro sai pela culatra. Ela está muito longe de ser o tipo que atrai Calhoun. Ao mesmo tempo, o instinto protetor dele se torna cada vez mais forte. Como Abby fará para Calhoun assumir seus sentimentos por ela sem se deixar magoar pela insensatez dele?


Outros personagens de Diana Palmer que aparecem ou são citados aqui:

    Shelby Jacobs e Justin Ballenger: Aprendendo a Amar (Série Homens do Texas 02);
    Tyler Jacobs: Lições do Coração (Série Homens do Texas 03);
    Avô de Tyler: é John Jacobs, fundador de Jacobsville: O Fundador (Série Homens do Texas 27).


Dois dias antes que o pai de Justin e Calhoun Ballenger se casasse com a mãe de Abby Clark, acabaram morrendo num acidente de carro. Como Abby não tinha mais família, os irmãos Ballenger decidiram assumir a responsabilidade pela então adolescente de 15 anos. E eles têm vivido juntos como uma família desde então. Agora, prestes a completar 21 anos, Abby guarda em segredo o amor que nutre há anos por Calhoun. Mas nada do que faça parece chamar sua atenção... apesar de ultimamente ele estar agindo estranhamente possessivo e superprotetor. Então Abby decide lhe mostrar que não é mais a menina que ele e seu irmão acolheram, mas sim uma mulher. Porém, tudo o que ela faz parece irritá-lo. E já não sabe mais o que fazer.
Calhoun não conseguia entender o estranho comportamento de Abby. Mas entendia menos ainda sua própria reação quando a via e a tocava, ou quando a via com outro homem. Ela era apenas uma menina, anos mais nova que ele e deveria se lembrar disso antes que se aproveitasse de sua inocência. Mas quanto mais o tempo passava, mais difícil ficava resistir aos encantos dela. Contudo, Calhoun não era o tipo de homem que queria um relacionamento sério, e certamente Abby não se contentaria com nada menos do que isso. Entretanto, a ideia de passar a vida ao lado de Abby lhe parecia cada vez mais atraente. Estaria ele disposto a arriscar o seu coração, entregando-o nas mãos de sua adorável pequena?

Primeiro de tudo, eu fiquei muuuito feliz quando soube que a Harlequin (re)lançaria o primeiro livro dos Homens do Texas!!! Minha estante merecia esse livro, bonitinho e completo. Mas daqui a pouco eu falo sobre isso.

Esse foi o segundo livro da Diana Palmer que li. Havia acabado de ler "Fora da Lei" e descoberto que era uma série. Foi quando fui atrás dos outros (muitos) livros e comecei do princípio. Agora tive a chance de relê-lo e me apaixonei mais uma vez. Claro, Abby é inocente ao extremo e isso às vezes me dava nos nervos, rs... Maaas, o legal foi que ela mesma foi percebendo depois o que a tal inocência não deixou que percebesse na hora. E a menina foi tendo mais malícia (se seguuuura Calhoun). Ah, e por falar em Calhoun... eu adoro ver um mocinho com ciúmes. Justin e, principalmente, Tyler Jacobs ajudaram muito nessa parte, hehe! Calhoun podia até não admitir, mas que ele amava aquela pequena, ah, ele amava. E eu já falei como adoro quando um mocinho da Diana Palmer chama sua amada de "pequena"? Pra quem está acostumado aos livros da titia Palmeirão, certamente já reparou que sempre tem um "pequena" no meio da história! Adoro!

E o livro tem outras coisas acontecendo além do romance entre Calhoun e Abby. Tem um passado não resolvido entre Justin Ballenger e Shelby Jacobs que é intrigante (ok, eu já li o livro deles há anos e sei do que se trata, mas abafa o caso). Os dois juntos soltam faíscas, tanto pelo ódio quanto pelo amor que sentem um pelo outro. Já vou começar a reler "Aprendendo a Amar" (HT2) hoje mesmo. Também tem uma virada na vida de Tyler que marca o início da história dele, contada em "Lições do Coração" (HT3). Ah, e me diga o que foi Abby e Justin enchendo a cara juntos? Hi-lá-rio! Levanta a mão quem ficou curioso pra saber como era a música que ele ensinou a ela. \o/

Sobre as versões do livro: Quando leio um livro da Diana Palmer gosto de comparar as versões nacionais com o original. É que como sou fã, procuro sempre a mais completa e fiel ao original. Temos 3 versões nacionais (todas com o mesmo título): uma traduzida por fãs do espanhol para o português, uma lançada pela Nova Cultural (Bianca Dupla 526) e agora essa versão da Harlequin (Primeiros Sucessos 37).

A versão traduzida do espanhol foi a que eu li na primeira vez que peguei essa história. Infelizmente, ela é a versão mais cheia de cortes que tem. Muita coisa ficou de fora, como por exemplo a cena final no corredor envolvendo Calhoun, Abby, Justin e Shelby. Apesar de ter lido primeiro essa versão - e ser grata a quem fez a tradução, pois na época foi a única que encontrei - em termos de história eu não a recomendaria, pois agora temos versões mais completas.

A versão da Nova Cultural está mais completa que a anteriormente citada. De fato, ela não está nada mal, sem grandes e significativos cortes. O que aconteceu com ela é que teve algumas passagens, diálogos e cenas resumidos. Atrapalha o entendimento da história? Sinceramente... não. Dá pra se situar legal. Mas, falando por mim, gosto de histórias completas, não gosto de nada resumido. Quanto mais fiel ao original, melhor. Contudo, a versão da Nova Cultural é sim uma boa pedida. Vocês sabem da minha bronca com a NC por conta dos cortes e mutilações nas histórias, né?! Principalmente nas da DP. Quando está ruim eu falo mesmo. E nada mais justo que falar bem quando está legal! Não está completa, compleeeeta como eu (fã...nática) gosto, mas ruim também não está não. Está ok.

E finalmente a versão da Harlequin. Essa é a versão mais completa de todas. Na verdade, pode-se dizer que ela está completa, muito fiel à versão original, êêê!!!! Yeah!!! E isso para uma fã...nática é o paraíso. Contudo, se me permitem, tenho três observações quanto a tradução para fazer: 
- Página 52, capítulo 3

"Bem, deixe-me lhe dizer uma coisa, mainha, ninguém derruba bebida em mim e vai embora impunemente."
Ué, será que o bêbado que deu em cima de Abby era baiano? Bom, não. No original a palavra utilizada é lady, portanto creio que "mocinha" ficaria melhor do que "mainha". Leia o trecho acima novamente, fazendo essa substituição. Fez mais sentido, não fez?
- Página 198, capítulo 9

Ela saiu para uma cavalgada, apenas para se ocupar, e acabou na cidade, comprando uma roupa nova para seu encontro com Calhoun.
Tudo bem que cavalos são comuns no Texas. Mas você há de convir que sair numa cavalgada e acabar na cidade fazendo compras é estranho. Olhando no original, o termo utilizado foi "She went for a ride", e "ride" realmente significar cavalgada. Mas essa não é a única tradução. A expressão "go for a ride" (sendo 'went' o passado do verbo 'go') significa "sair para um passeio". Agora ficou melhor, não acham?
- Página 251, capítulo 11

"Abby, o que você acha de morar em Dempsey?"
O meu primeiro pensamento ao ler essa frase foi: "Ué, eles vão sair de Jacobsville?" (nem parei pra pensar se Dempsey era uma cidade). Como eu sabia que eles ainda estão na cidade (Calhoun, inclusive, se candidata a um cargo público em Jacobsville ao longo da série), fui ver no original e a expressão utilizada é "living in the old Dempsey place". O que Calhoun pergunta aí é o que Abby acha de morar na velha propriedade dos Dempsey que ele e seu irmão haviam comprado e reformado. Um pequeno detalhe, que deixa a frase um pouco mais clara.

Bom, foram apenas observações. Espero não ter soado esnobe ou crítica demais em relação a isso e às versões, hehe. Aí você pode pensar: "Nuuusss, essa menina acha erro em tudo". Imagina, povo, não fico caçando erros. Mas também não me calo quando vejo um, rs... Eu sei que buscar a perfeição é inútil, sempre vai ter algum deslize. Ninguém é perfeito e todos erram (eu mais do que ninguém, hehe). Até no original tem erro. O Tyler diz que vai trabalhar pro velho Regan, que tem uma filha no Arizona que está administrando um hotel fazenda. Mas já no livro dele, "Lições do Coração", é dito que a tal moça é sobrinha do velho Regan, não filha. Na verdade, a menina é órfã. A titia Palmeirão deve ter se confundido... ou alterado o fato para se adequar a história de Tyler e Nell.

O que importa é que "O Gosto do Pecado" é um livro muito bom! Claaaaro que eu recomendo, né?!

E para saber mais sobre a série "Homens do Texas" e os livros/séries conectados à ela, bem como a ordem de leitura de todos elesclique aqui.


EXTRA - Vídeo

Pra encerrar, deixo aqui a música do Axel Fernando - Como Decirte Que Te Quiero. Essa música é linda, e tem tudo a ver com a história de Calhoun e Abby. Trechos como:
O que aconteceu com você,
que ainda ontem era uma menina,
hoje vejo uma mulher
e...
Como dizer que te quero e desafiar o mundo inteiro
Como gritar temos sonhado, se perdemos, ganhamos
Como dizer que te quero, como dizer que morro de amor
Se estou tratando de mentir ao coração
...são perfeitos. E o espanhol deixa tudo ainda mais romântico, além de ser bem oportuno, já que o livro tem passagens bem... interessantes... nesse idioma, hehe! Então, confiram o vídeo, e depois me digam nos comentários se concordam comigo!

Atualização 14/12/2016: O vídeo da música legendado em português que eu havia colocado aqui, não se encontra mais disponível. Então, terá que ser legendado em espanhol mesmo.



Série Homens do Texas:

Relação atualizada dos livros da série nesse link aqui.


Capas Originais:


*** Suelen Mattos ***
http://lh6.ggpht.com/_2WNpNdgUeb0/TUTUNd_cnxI/AAAAAAAAAyM/ce90pMbLYvc/separador.gif

31 comentários :

  1. :u
    Simplesmente adoro suas resenhas recheadas de detalhes e curiosidades! :g
    As vezes elas são melhores de ler que o próprio livro, e olha que sou "fã...nática" pela titia Palmeirão! :h
    Eu li em inglês e agora vou comprar esta nova edição para minha coleção.
    Abraço!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Adoooro!!
    Li a primeira vez em ebook e achei simplesmente fabuloso a Harlequin relançar porque, não basta ler em ebook, vc tem de ter os impressos, kkk. Coisas de doida. Mas enfim, sabe quanto tempo eu procurei este livrinho pra comprar? e NUNCA encontrei? Agora tenho este bofe do Texas em minhas mãos e pelo que pude computar,estou com os 4 primeiros aqui, fora os outros.

    Agora vamos combinar... que cena é essa da embriaguez? Eu morro, rolo de ri. E tbm quero saber a tal música.
    Fiquei tão empolgada q terminei de ler O Gosto do Pecado e sai relendo Aprendendo a Amar e Lições do Coração.

    Ótima resenha, como sempre.

    :g

    ResponderExcluir
  3. Oi Su, adorei a resenha, esse mocinho vai passar por um perrengue com essa garota voluntariosa que sabe que o quer. hahaha
    Desta série tão curta, eu só li dois: Caminhos do coração e Impiedoso, adorei os dois, ri muito com os mocinhos apesar de vários momentos querendo entrar na trama e encher eles de porrada. hahahaha
    Amei essa dica e as curiosidades, fico feliz de saber que a Harlequin manteve o mais próximo possível do original. =)
    Bj

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma relação de amor e odio com a DP, seus mocinhos são muito FDP e em grande maioria machistas, mas ao mesmo tempo eu gosto tanto... e adoro as mocinhas, elas fazem um perrengue na vida de seus amados pra abaixar o topete deles! ai vou procurar que nem doida nos sebos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Suelen, a Harlequin deveria te contratar para ser revisora.

    Adorei a resenha. Gosto mais ainda qdo as resenhas vem indicando os erros das editoras.

    um grande abraço, Isabela.

    ResponderExcluir
  6. Oi Suellen, muito bom esta sua postagem, uma resenha super explicativa. Eu adorei o livro, e esta nova versão a capa está muito mais bonita.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Alexis, nem me fala... eu tb vivia atrás desse livro (como ainda estou de outros), mas sem sucesso.... Agora eu tenho o Calhoun em minhas mãos, hehe. E siiiim, é impossível ler esse livro e não sentir vontade de reler o do Justin e o do Ty, rs... Já tô lendo um e já separei o outro!!!

    Dani, jura que só leu 2? Menina, corre pra ler mais um pouquinho, hehe!!! Vc passa raiva, mas se diverte! :s

    ResponderExcluir
  8. Thaila, esse amor e ódio faz parte, hehe! A gente xingar, se irrita, berra, mas no final se amarra nesses homens do Texas!

    Isabela, já pensou eu na Harlequin? Seria o emprego dos sonhos. Juntaria minha paixão pelos livros com minha paixão pela língua inglesa, hehe!

    ResponderExcluir
  9. Rose, que bom que gostou, hehe! Ah, eu tb gostei da capa. Achei linda essas novas reedições que a Harlequin americana está fazendo. Espero que a nossa Harlequin lance aki tb! :j

    ResponderExcluir
  10. Oi Suelen!
    Sempre me encantada em suas resenhas a sua familiaridade com os personagens da DP, dá muita vontade de ler os livros e viajar para Jacobsville :a

    Concordo com a Torie que a Harlequin deveria te contratar para ser revisora :d

    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  11. Olha, acho que vou começar a campanha: "Me contrata, Harlequin", rs....
    Ai, e siiim.... Morro de vontade de ir pra Jacobsville e cair nos braços de um homem do Texas, hehe!!!! :o

    ResponderExcluir
  12. Oi Suelen!
    Eu amooooo Diana Palmer! Dessa série eu só tenho Fora da lei, mas já li outros, emprestados.
    Super adorei sua resenha! Dei play no vídeo para ler ao som dela. Espero poder ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai, tomara que vc tenha a oportunidade de ler esse tb!!!! O livro é mara!

    ResponderExcluir
  14. Oi Su
    Adorei a sua resenha, ficou demais, e não é da boca pra fora não, é sério mesmo!
    Adorei as observações que vc fez das traduções :)
    Ainda não li esse primeiro livro, já li outros da série e acho que agora vou ler tudo na ordem ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Re! Ai, e lê sim! Depois desse, já engatei nos livros 2 e 3. :o
    Adoooro!!!!! :q

    ResponderExcluir
  16. Suelen!
    Achava que eu era a única pessoa louca no universo com os livros da Diana, mas fico felizzzzz em saber que vc tbm existe neste mundo! kkkkkkkkkkkkkk.

    Adorei sua observações, eu tenho a versão da falecida Novo Cultural, mas agora tenho de ter a da Harlequin né (srsrsr) saber que ela esta na íntegra me deixa super feliz, acho um absurdo as editora saírem por aí mutilando os livros e nem estarem ligando pro fato que estamos perdendo a história verdadeira, afinal detalhes fazem a diferença certo? E no "mundo D.P de ser" então, nem se fala.

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  17. Já falei que a gente deve ser gêmeas separadas no nascimento, né?! :o

    Ah, sim, qnto mais fiel ao original, melhor!!!! :s

    ResponderExcluir
  18. Oi Suelen,
    Adorei sua resenha. :u
    Quero ver se compro este livro para ler. Pareceu ser tão fofo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Talvez eu seja suspeita pra falar, já que amo tudo o que a DP escreve.... :o Mas eu realmente amo essa história!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é MUITO bom!!! A parte deles bêbados eu estava lendo no ônibus... eu não conseguia segurar o riso, dava vontade de gargalhar!!! Devem ter pensado que eu era doida!!! hahaha
    Adoro os momentos de humor bem comuns nos livros da Diana Palmer...

    ResponderExcluir
  21. E a autora tem mesmo esse senso de humor, hehe! Deu pra notar em seu último chata :s

    ResponderExcluir
  22. COMO FAÇO PARA BAIXAR OS LIVROS??????

    ResponderExcluir
  23. COMO FAÇO PARA BAIXAR OS LIVROS??????

    ResponderExcluir
  24. Oi, Milena. O blog não disponibiliza links. Mas procura no google, que com certeza vc encontra. :d

    ResponderExcluir
  25. Suelen vc foi contar que os livros da Diana eram mutilados agora estou dando muito lucro para os sebos ! Kkkk ah dos homens do Texas só tinha lido os os irmãos Tremayne ...falam tanto desse casal que vou comprar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vc precisa conhecê-los! Começo de série.... é mara!

      Excluir
  26. Adoro suas resenhas, passei a ler Diana Palmer através das suas resenhas que são ótimas. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Suelen você é maravilhoooosa guria. Comecei recentemente a ler os livros da Diana Palmer e me apaixonei, a princípio não me liguei que as histórias estavam interligadas, mas a medida que percebi, fiquei pensando como faria para descobrir a ordem correta de leitura dos livros e como faria para organizar isso, quando me deparo com o seu trabalho maravilhosamente completo e organizado sobre os livros dela. PArabéns e muito, muito obrigada mesmo por ter feito isso para nós leitoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que pude ajudar! Lembro bem como me senti quando descobri que os livros eram bem conectados, hehe. :g

      Excluir

E aí, o que acharam??? Comentem!!! Adoro ler as opiniões de vocês!!!!

:a     :b     :c     :d     :e     :f     :g     :h     :i     :j     :k     :l     :m     :n     :o     :p     :q     :r     :s     :t     :u

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivos Romantic Girl

Postagens Populares

Rolando No Romantic Girl:

Em Breve!!!
 


Suelen Mattos Romantic Girl | Designed by: Shop Like a Woman , TNB | Distributed by Deluxe Templates